• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    julho 2009
    D S T Q Q S S
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Gavetech: Blu-Ray

Logotipo da Marca Blu-Ray

Olá grandiosos visitantes! Eu sou o Evilzin², e esse é o Gavetech, nosso ‘portal’ da mais alta-tecnologia (OU NÃO)! Hoje vou colocar uma análise feita pelo serelepe Flyfish sobre mídias e filmes em Blu-Ray. No Gavetech, qualquer um poderá enviar uma crítica para a gente. Esta será analisada por mim e pela Vivi!

Gavetech: Blu-Ray, por Flyfish;

Só esclarecendo para quem não sabe de que raios eu vou falar, o BD (Blu-ray Disc) é uma nova mídia que está tendendo a substituir o DVD daqui uns anos. A principal diferença é o seu armazenamento superior de dados. Enquanto um DVD suporta entre 4,7 (camada simples) e 8,5 gigabytes (camada dupla), um BD tem uma capacidade de até 50 gb. Logicamente, a imagem e o som reproduzidos por um leitor de blu-ray estaria em um patamar mais elevado que as dos nossos aparelhos de DVD.

Típica Mídia Blu-Ray

Típica Mídia Blu-Ray

Ontem assisti ao meu primeiro filme em blu-ray: 007 Contra o Satânico Dr. No. Já há um tempo que temos uma TV de LCD e queríamos testá-la em alta definição (high definition – HD). Apesar de a cada 5 minutos, escutar meu pai ou meu irmão soltando um “olha a pedrinha que bem feita” ou “nossa, dá para ver todas as imperfeições na pele dos atores”, eu não notei grandes diferenças em relação ao meu antigo DVD. Na verdade, se não me falassem do que se tratava, não suspeitaria que eu estivesse encarando uma nova tecnologia… Para os mais geeks¹, com certeza isso vai parecer heresia de minha parte. Mas me lembro muito bem o que o DVD foi em relação ao VHS ou até mesmo o CD em relação aos discos de vinil. (Uma nota by Evilzin² aqui minha gente. Existe uma grande quantidade de músicos e estudiosos da arte musical, que afirmam e tem razão, quando dizem que a qualidade de áudio dos quase Extintos discos de Vinil, é superior a dos CDs.)

De qualquer forma, com os devidos descontos, ainda é uma mídia nova. Talvez demore um tempo para entrar com tudo no mercado. Acredito também que esses primeiros filmes lançados em blu-ray ainda não exploram todo o potencial da tecnologia. Pelo menos eu quero acreditar nisso!

Observação final do Evilzin²: a letra ‘e’ foi retirada do nome “Blue-Ray” já que esta é uma expressão altamente utilizada na programação. Assim, sendo impossível o registro da marca. Por isso, ficou Blu-Ray. Foi proposital.

Glossário³:

¹- Geeks são nerds com vida social. Imagine um nerd que bebe cerveja e pega mulher. Isso é um Geek! Clique aqui!

²- Esse sou eu, Evilzin.

³- Nesse caso e em muitos outros, serve para explicar o significado de palavras que as pessoas desconhecem. Nesse caso, para explicar o motivo de ter um glossário.

14 Respostas

  1. Geeks pegam mulher? Desde quando?
    Só no programas dos Geeks e as gostosas…Huahuahaa
    Vai paquerar uma garota falando que a aceleração de particulas pode criar anti matéria…rs…vai nessa que você vai bem…rs

    Os Nerds que pegam…rs Eles são mais carentes…rs Eu nunca vi um Geek com vida social…rs..sempre vejo infurnados nos quartos fazendo cálculos, discutindo Star Trek, criando coisas…rs
    Porque todos nós sabemos é dos inteligentes que elas gostam mais, isso depois dos 30 pra elas, quando o cortex se forma..rs ( depois elas querem ser superior aos homens, tsk tsk, elas demoram pra amadurecer =P )
    Porque mais cedo ou mais tarde, elas vão procurar os que tem dinheiro e não tem vida social, assim elas podem trair mais fácil…rs
    Brincadeirinha…rs

    Sim to falando bastante hoje, pra compensar o que não falei nos outros.

  2. Então, eu quando escrevi dos Geeks, eu imaginei que seriam “nerds tecnológicos”, que curtem informática e novidades na tecnologia em geral.

    Até tinha comentado que o Evilzin tava errado, mas segundo a wikipedia (não que seja a fonte absoluta, né? rs), Geeks são isso mesmo que ele disse. São os Nerds que fazem acontecer, que se incluem na sociedade… Só não sei quanto a pegar mulher! Hehehe

    Vai saber!

  3. Não sei viu, eu conheço nerds sociaveis…rs
    Mas como o Wiki disse isso, foi um Geek =P que decidiu pagar de pegador…eu ainda acho que nem um nem o outro pega nem gripe…rs

  4. Sei lá existem tantos modelos de nerds que nem sei mais qual é qual.

    Quanto ao blu ray, eu sinceramente penso como o Fred, não vi muita diferença.

  5. Discordo dos que afirmam que o som de vinil é melhor que o do CD, o povo está bitolado em nostalgia… Não há como! Muitos afirmam que o fato de a mídia ser analógica (vinil), ou seja, não ter passado por um processo de amostragem, a qualidade sonora seria superior que na informação digital (CD). Balela, qualquer um com algum conhecimento rasteiro de matemática sabe que não é verdade… Além dos código corretores mais possantes no CD. Não há o que discutir, nem em avaliações subjetivas!

  6. Mas Fábio, a qualidade dos Vinil’s ou Vinis (não sei como escreve), para música erudita é sem igual. O Famigerado Cd de vidro, criado no Japão, foi o único que teve uma qualidade de áudio melhor que o disco de Vinil.

    Tirando o fato do Cd ser mais trabalhado, isso é verdade. O som no Cd pode parecer mais limpo, mas em um vinil, utilizando agulha de vidro, não tem comparação. Acredite, faça o teste ; )

    boa crítica sabado! haha

  7. Nada a comentar… [matuta na era digital é fogo, né Diego??] kkkkkkkkkkkk

    Vamos ver daqui a alguns anos, como vai ficar essa resenha ;p

  8. Blu-Ray não é marca!

  9. Hum, desconhecia essa parada da agulha de vidro. Lembro que lá no Japão eles desenvolveram um leitor de vinis utilizando laser vermelho, ou seja, não havia contato físico entre a “agulha” e o disco. Não sei se colou…

  10. Realmente dá pra te entender Diegows… Eu juro que não notaria muita diferença tbm se tivesse assistindo esse filme em blue-ray. Aqui em casa se o meu irmão tivesse visto algo do tipo sairia dizendo que o filme tem mais isso ou aquilo do que os convencionais em DVD. Acho que pra essas coisas eu não sou muito bom em notar diferenças logo de cara.

    Quanto ao CD e o vinil…. huahauhauha…Pra ser sincero “who cares?!”. Hj em dia eu me acostumei a ouvir só em MP3, nem CD mais eu ando utilizando! Então imagine se formos comparar a qualidade compressa do MP3…

    OBS.: Eu sempre achei que o nintendo 64 (NS64) tinha um gráfico da porra. Era foda velhoo…Eu gritava “TOTAL REALISMO” há uns 10anos atrás quando jogava os joguinhos!! Ainda hj eu acredito que ele ainda esteja nesse patamar 😄 hehehe

  11. Cara, agora o Miltinho tocou num ponto interessante… O “who cares?!” Hahaha
    Eu tou nessa também! Não escuto nem cd, nem vinil… Só mp3 que, em geral, tem qualidade inferior aos dois. rs

    Ainda sobre essa de vinil e cd, Igor me fez uma comparação interessante ontem. Ele disse que seria bem parecido com o gosto pelo cinema gravado em película e o gravado digitalmente… Se for perguntar pelos cineastas por aí, você vai encontrar várias opiniões, cada um defendendo a qualidade do seu modo de filmar.

    Acredito que seja mais questão de gosto, do que de qualidade em sí.

  12. Ainda não vi um Blu-Ray em ação… Mas creio que ainda vou permanecer muito tempo na era do DVD, hauahau!

    Até agora, acho que a única coisa boa que o Blu-Ray está fazendo é abaixar o preço dos DVDs originais… Fica mais fácil de comprar… Se bem que ao mesmo tempo as produtoras passam a caprichar mais na versão Blu-Ray de seus filmes e os DVDs ficam porcos…

    Enfim…

    E geek também não pega mulher não =P

  13. Opaaa .. eae galera tudo joia.. Entao.. eu to fazendo meu primeiro coment aki.. pq antes .. por algum motivo q soh alguem muito mais grandioso q eu e meu pé sabe… eu n estava conseguindo fazer um comentario.. mais bem ai vai…:

    Bom galerinha.. eu sou um ASPIRA editor e Videos e Efeitos e imagens.. Atualmente n faço nada da vida alem de trabalhar.. mais quando eu era um NATO vagabundo.. eu ficava em casa editando .. EDITANDO ( eu disse ) .. meus filmes caseiros .. ou ..tentava pegar alguma coisa do YOUTUBE pra me vanglorizar e ser o primeiro cara nos videos mais assistidos do mundo.. ” mais eu nunca consegui ganhar dakele cara do pokemom ¬¬” .. bem entao.. falando serio agora.. eu faço ediçao de video.. e cara .. meu pc é foda.( humildimente falando eh claro ). ele roda em qualidade Blue – Ray.. e eu vi o CREPUSCULO no dvd de um camarada meu q tem blue – ray e a TV tambem full HD.. e dps eu vi no meu pc.. e cara.. eu percebi q a qualidade no meu pc em questao a cores era bem melhor.. eu como n tinha nda pra fazer.. resolvi pesquisar na internet.. e vi q a qualidade grafica da mistura de placa de video .. mais memoria..e processador de um pc eh bem mais superior q um dvd e uma tv hd/ blue – ray.. pq a qualidade de cortes e a projeçao eram melhores.. ai eu entendi q se vc montar um pc BALA .. os filmes em blue ray dependendo da capacidade da TV e do DVD eles sao inferiores..existem dvds q sao muito caros MESMO q sao em blue ray e pegua em qualidade como se fosse uns 10 pcs igual ao meu.. eh muito bom mesmo.. eu como um editor..e tambem faço animaçao em 3d max..eu preciso de um pc bom..e quando eu vi esses filmes aki eu me surpridendi .. ate levei um susto…axava q blue ray era tudo nessa vida..mais depende muito da capacidade dele.. ACREDITE SE QUISER.. nossa tecnologia ainda eh muito inferior a alguns computadores..

  14. @Daniel

    Então cara, meu pc não tem drive leitor de blu-ray, então não posso falar muita coisa em relação a assistir no computador.

    Eu vi foi no blu-ray, aparelho mesmo, o player.

    A propósito, assisti nesse fim de semana ao filme Click, com Adam Sandler. Mais uma vez achei a qualidade meio escrota (para um disco de 50 gb), mesmo sendo um filme recente.

Deixe um comentário

