• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    julho 2009
    D S T Q Q S S
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Manual de Sobrevivência: Café

E aí, Pessoas!
Esta é para os aficcionados por café, mas café bom e não café solúvel…rs
Sabe fazer um bom café? Não? Então, lápis e papel na mão, que eu vou contar os segredos para se conseguir fazer um dos bons.
Os pré-requisitos para a perfeita execução da receita são: saber ligar o fogão, saber o que é uma colher de sopa e saber medir água. Caso não tenha os 2 últimos pré-requisitos, é só dar uma olhada na matéria sobre medidas, clicando aqui.

Os materiais e ingredientes necessários para 1 litro de café são:

5 a 6 colheres de café torrado e moído (o famoso pó de café);
1 litro de água;
Recipiente para esquentar água (caneca, chaleira, bule, etc);
Filtro para café descartável ou de pano;
Suporte para filtro (apenas para filtros descartáveis);
Recipiente para café depois de pronto (garrafa térmica, caneca, bule, etc).

Modo de fazer:

Coloque o café no filtro e posicione o mesmo sobre o recipiente em que o café vai ficar depois de pronto (aqui em casa eu coloco direto na garrafa térmica). Coloque a água para esquentar (veja bem que eu disse “esquentar” e não “ferver”). A temperatura ideal para que a água fique pronta para uso fica em torno de 90°, mas como a maioria das pessoas não te termômetro culinário, vamos utilizar a técnica do olhômetro. Fique observando a água, quando começar a formar bolhas na parede do recipiente e estiver quaser fervendo, quer dizer que é a hora de tirar do fogo e começar a despejar sobre o café. A água não deve ser despejada toda de uma vez. Primeiro você deve despejar uma pequena quantidade para umedecer todo o o café do filtro e só depois começar a despejar o restante da água. Vá despejando a água aos poucos, no centro do filtro. Quanto mais lentamente você despejar a água, mais escuro ficará o seu café.
Caso deseje fazer o café na cafeteira, as medidas são as mesmas.

Algumas dicas:

Procure sempre utilizar café de boa procedência;
Utilize sempre água pura e limpa;
Procure sempre aquecer previamente o recipiente onde você irá depositar o café, isso ajuda a manter a temperatura da bebida;
Não reutilize, em hipótese alguma, o café;
Não guarde o café adoçado.

Algumas observações:

Não falei sobre a forma de adoçar o café. Na minha opinião, não existe receita para adoçar café. Acho que a doçura depende de quem vai tomar. Eu, por exemplo, gosto do café com menos doçura possível e, quase sempre, tomo sem adoçante algum. Existem aqueles que dizem que para se adoçar na medida certa, é só colocar o dobro de medidas de café de açúcar (por exemplo: se colocar 2 colheres de café, coloca-se 4 de açúcar).
Quanto à quantidade de café, coloquei de 5 a 6 colheres, porque sempre tem os que preferem mais fraco e os que preferem mais forte, aí é só escolher o que você prefere e ser feliz. Essa medida que eu uso, é a medida para 1 litro de água, caso queira fazer em menor quantidade, é só diminuir proporcionalmente.

Algumas Curiosidades:

A palavra “café” vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

O café mais caro do mundo é o Kopi Luwak e é fabricado à base de grãos recolhidos das fezes de um animal da Indonésia, o luwak. São produzidos somente 230 quilos por ano. O quilo custa cerca de R$ 1.500,00.

2 Respostas

  1. Eu ainda prefiro o café da Kopenhagën! : )

    apesar de caro o pó, a procedencia é excelente! Quem nunca provou e tem uma franquia na sua cidade, deveria experimentar!

    Eu não gosto de café, cafeína não tem efeito em mim… posso tomar um balde de café que se eu estiver cansado, eu durmo.

    Mas uma vez ou outra, eu tomo pelo social : )

    Ótima postagem, excelente dica!

  2. Adoro um café bem feito… Só que o meu sempre tende a amargar… rs

Deixe um comentário

