• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    julho 2009
    D S T Q Q S S
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Manual de Sobrevivência: Arroz

Hoje vamos dar início a uma série de dicas e receitas para os solitários de plantão!
Vamos considerar que as pessoas que lêem essa seção realmente não sabem nada de cozinha, considerarei apenas que vocês sabem ir ao supermercado!😄

Ingredientes necessários:

– Arroz
– Óleo
– Alho
– Cebola
– Sal

Utensílios necessários:

– Panela pequena (eu utilizo uma de 16cm de diâmetro)
– Colher (aconselhável que seja grande)
– Fogão

Então, primeiramente, vamos às compras!!

Como a maioria das pessoas mora sozinha, compre apenas um pacote de arroz pequeno (de boa qualidade), afinal, se você comprar o pacote maior (5kg) vai demorar muito tempo para consumir o pacote todo, e ainda vai correr o risco de estragar antes de terminar…rs Arroz de boa qualidade, é aquele que não é quebradinho. No pacote vem escrito que é arroz tipo 1, mas fique atento, porque, apesar de ser tipo 1, a qualidade varia de marca para marca. Então, como o saco de arroz é transparente, dê uma boa olhada para comprar o que não tiver grãos quebrados.
Eu aconselho a comprar somente 1 cebola, 1 cabeça de alho, 1 pacote de sal e 1 litro de óleo. Não vamos utilizar tudo de uma vez, mas vamos utilizar para as próximas receitas.

Compras feitas, vamos ao preparo:

Lave uma medida de arroz. Compreende-se por 1 medida de arroz, o recipiente que você escolher para medir o arroz. Eu tenho um copinho de medida próprio (eu tenho porque minha cozinha é um pouquinho mais equipada que o normal…hehehe), mas você poderá utilizar um copo americano ou xícara de chá, eu acho essas medidas ideais. Se você tiver um escorredor próprio de arroz, vai facilitar. Se não tiver, pode lavar num outro pote qualquer mesmo. Só tome cuidado para não derrubar o arroz quando for escorrer. Depois de bem lavado, o arroz tem que ser escorrido. Por isso o escorredor próprio de arroz quebra um galho, mas você pode improvisar com uma peneira, ou então jogar a água do seu recipiente com cuidado e não deixar o arroz cair na pia e ir pelo ralo…rs Para uma medida de arroz, separe 2 medidas de água. Essa é uma máxima do preparo do arroz, não interessa a medida que você utilize; para cada medida de arroz, o dobro da medida de água.
Lavado o arroz, é hora de começar a preparar os demais ingredientes.
Descasque um dente de alho e amasse ou pique bem pequeno. Descasque a cebola. Corte em quatro partes. Para esta receita vamos utilizar apenas uma parte dela. A cebola deve ser cortada bem pequena também.
Coloque um pouco de óleo na panela. Compreende-se como “um pouco” uma quantidade tal que forme uma fina camada no fundo da panela. Aqueça a panela em fogo médio para alto. Assim que o óleo estiver quente, coloque a cebola e o alho. Refogue-os (mexa os ingredientes na panela com cuidado) até que a cebola esteja ficando transparente. Neste momento, você deve colocar o arroz. Refogue o arroz por mais ou menos 2 a 3 minutos. Caso tenha água no arroz quando você colocou na panela, refogue até acabar a água remanescente. Refogado o arroz, despeje a água na panela. Vai fazer um “barulhinho”, tipo “tsssss”. Depois de despejada toda a água, mexa um pouco o arroz, porque, sempre gruda uma pouco no fundo da panela, mas após mexer, será desgrudado facilmente. Nesse momento você deve colocar o sal. Coloque sal a seu gosto, uma colher de café é a medida base para 1 medida de arroz. Você pode colocar a medida base e experimentar para ver se está a seu gosto e depois corrigir como achar melhor.
Quando a água do arroz começar a borbulhar bastante, diminua o fogo para o mínimo. Assim que a água do arroz “secar”, tampe a panela. O tempo para desligar, varia muito. Para saber se o arroz está pronto, eu borrifo um pouco de água na panela com a mão, se ela “ferver” e evaporar na hora, já está bom. Agora se ela demorar um tempo para evaporar, ainda não está bom. Essa é a maneira mais eficaz que eu conheço. Eu já tentei outras técnicas, mas não deram muito certo comigo.
Depois que você desligar o arroz, não deve abrir a panela e sair comendo logo de cara. O ideal é esperar uns 15 min antes de abrir a panela. Passados os 15 min, abra a panela e mexa o arroz. Ele deverá ficar solto quando você mexer.

Observações:

– Se seu arroz não ficar soltinho na primeira tentativa, não desanime. Nem tudo dá certo de primeira.
– Caso ache muito complicada a maneira de saber se o arroz está pronto, pode experimentar deixar mais ou menos uns 5-10 min, depois que tampar a panela, e desligar. Eu não garanto que o tempo seja preciso, já que as condições variam muito.

Uma resposta

  1. Pessoal do Gaveteiro se superando cada vez mais!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: