• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    agosto 2009
    D S T Q Q S S
    « jul   set »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  

Desenterrando Tranqueiras: The Tick

Se aranhas podem fazer sucesso entre heróis, por que não carrapatos?  Inspirado pelo Desenterrando do Aiken, sobre Thundercats, hoje eu vou falar um pouco sobre outro desenho, que eu adorava! The Tick foi um dos grandes marcos de minha infância! Era uma sátira com super-heróis e seus conflitos pscicológicos... Indo na mesma linha de Freakazoid, The Tick era voltado para crianças, porém com muitas piadas que somente os mais velhos poderiam entender.

O desenho se passa num cenário em que, para se tornar um “herói”, era necessário mais vontade do que poder. Um dos primeiros personagens apresentados é Arthur (futuro ajudante do atrapalhado Tick), um contador que se vê dominado pelo tédio de sua rotina e decide se tornar um super-herói. Sua roupa de libélula gera diversas situações engraçadas por o confundirem sempre com um coelhinho. Arthur faz o papel da “pessoa normal” que cai de para-quedas no mundo dos super-heróis e sente-se completamente deslocado. O herói que traz o nome da série, o Tick, é um louco que se veste de azul e adota Arthur como seu fiel escudeiro. É muito divertido acompanhar os diálogos entre os dois personagens ao longo de cada episódio. Engraçado como Arthur, mesmo usando um trage ridículo, sempre tenta convencer o Tick a usar a razão para solucionar os problemas encontrados pela dupla.

Um dos grandes pontos fortes da versão brasileira, que passava na Globo, era a fantástica dublagem de Márcio Seixas, na voz do esquisito Tick. A dublagem era tão perfeita, que muitas vezes eu achava que o personagem tinha vida. Dava para notar que muita coisa foi alterada na dublagem, pois existiam muitas piadas tipicamente brasileiras.

Foi feita uma série live action, que eu só fui descobrir recentemente com a ajuda do youtube. Apesar de não ter durado por muito tempo e não ter a mesma qualidade da animação, a série também tinha um senso de humor bem parecido com a obra original. Recomendo a título de curiosidade.

Infelizmente, The Tick tornou-se em uma obra de arte quase esquecida. É dificílimo encontrar dvds a venda (e até mesmo para baixar na internet). Não sei como é possível um desenho de tanta qualidade não ter feito o sucesso merecido. Já encontrei em outros blogs e sites, toneladas de antigos fãs se perguntando a mesma coisa. Onde foi parar o Tick? Ficaria muito grato se algum visitante que estiver lendo isso, e souber de alguma coisa, postar alguma informação nos comentários.



7 Respostas

  1. A série live-action passou aqu no Brasil no Sony Entertainment Television, e era uma produção do Barry Sonnenfeld. Acho que não durou nem uma temporada…

  2. Sempre achei esse desenho bem legal, porém acho que a temática dele era totalmente diferente com o que passava na TV, deve ser por isso que não rendeu o que deveria.
    Também não sei se era assim, mas que eu me lembre os temas era bem adultos, um pouco sérios com pitadas de humor.

  3. Pois é… O próprio Freakzoid não rendeu muitos episódios e era um desenho bem legalzinho também.

    Eu assisti o primeiro episódio da série live action no youtube e achei até legalzinho. As roupas ficam ainda mais ridículas… rs

  4. Nossa a qanto tempo eu procurava algo sobre este desenho de minha infância, que legal. Vou pesquisar mais pois adorava este desenho. Parabéns pela memória gardada e posta.

    • É pra isso que servem os desenterrandos! =]
      Pô Alexandre, se achar alguma coisa posta aqui!

      Eu cheguei a achar uns episódios na dublagem em português no youtube, mas pelo visto eles foram retirados… Acho que é quase impossível encontrar a série dublada para download na net… Se alguém tem esse desenho gravado em vhs, tem o dever social de passar pro computador e compartilhar… rs

  5. Que bom achei alguma coisa desse personagem. eu pensei que tivesse tido a ilusão de ter assistido a esse desenho…mas nao, eu assistia mesmo. Não tou tão louco assim.
    Adora o supertick e o arthur…uma pena.
    Quem tiver algum episódio podia postar pra gente.
    adoraria reve-los.

Deixe um comentário

