• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    setembro 2009
    D S T Q Q S S
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  

Desenterrando Tranqueiras: Máquina Mortífera

Olá meus caros desenterradores. Eu sou o Flyfish e hoje tou aqui para falar de algo que fez parte da minha infância. Falo da dupla de policiais Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover)! Para acompanhar a leitura, um pouco da trilha sonora que já foi tão tocada nas sessões da tarde. Eu adorava esses solos de sax!

http://www.podomatic.com/mymedia/get_media?item_id=2132252&dl=1

Máquina Mortífera! Só pelo nome tosco já dá para imaginar que vem coisa dos anos 80! Ao pé da letra a tradução deveria ser “Arma Letal” ou algo parecido (Lethal Weapon). Engraçado que a única referência a alguma Máquina Mortífera, ao longo de todos os 4 filmes, é no primeiro, quando Roger  chama Riggs dessa forma após saber de todos os feitos que este último já tinha feito em sua carreira.

O primeiro filme conta com um enredo bem clichê. Aquela velha historinha de dois policiais que não se dão muito bem em um primeiro encontro, mas acabam virando parceiros, tendo que se adaptarem ao jogo. Mas a atração principal de Máquina Mortífera não é a trama, e sim a forma que ela se desenvolve com seus personagens muitíssimo carismáticos. Enquanto Roger é um policial, já perto de se aposentar que, em seus últimos anos de serviço, só espera tranquilidade, Riggs é um lunático suicida, que só está na polícia porque estamos falando de um filme…

O estilo “aventura” do filme, se comparado com títulos mais atuais, lembra muito um Piratas do Caribe da vida, que mistura histórias sérias com piadinhas. Um outro que me lembrou muito aos antigos “Máquinas”, foi o Starsky & Hutch de Todd Phillips, que claramente se inspirou em Roger e Riggs na construção de seus personagens centrais, além de ser baseado em um seriado dos anos 70.

Para finalizar esse desenterrando, coloco aqui uma referência que foi feita no filme Maverick, também com Mel Gibson.  Nesta cena,  Danny Glover faz uma pequena ponta, e, ao olhar para o personagem de Mel, os dois sentem uma sensação de deja vu, com direito à música de Máquina Mortífera tocando ao fundo e tudo. No final Danny ainda fala “I’m getting too old for this shit” (estou ficando velho demais para essa merda), que é um bordão de Roger. Genial!

Anúncios

Uma resposta

  1. Tem selinho pra vc la no blog, beeijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: