• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    setembro 2009
    D S T Q Q S S
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  

Desenterrando Tranqueiras: O Fantástico Jaspion

E ae, pessoas! Hoje sou eu, Vivi, quem invade a coluna alheia! E pegando carona no Gavestática 07 sobre infância na TV, vou falar um pouquinho sobre O Fantástico Jaspion, ou Jaspion somente. Acho que foi o primeiro tokusatsu que eu vi. Aliás, naquela época eu nem conhecia o termo tokusatsu. Outra coisa que eu só vim saber depois de “grandinha” é o significado do nome Jaspion. Ficou curioso? Então, continue lendo meu textinho! 😄

Primeiramente, a palavra Jaspion é a junção de 2 palavras: “Justice” e “Champion”. Aí você pensa, mas então não seria Juspion?? Pois é, seria, se em japonês Justice fosse pronunciado como nos Estados Unidos. Ocorre é que no Japão, a palavra Justice se pronuncia “Jastice”. Daí a junção de “Jastice” + “Champion” deu em “Jaspion”, que significa: Campeão da Justiça. Falando agora sobre a tradução do nome da série, achei muito interessante terem traduzido para “O Fantástico Jaspion”. Já que seu nome original é: Kyojuu Tokusou Jaspion, o que traduzindo meia bocamente seria: Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça. Eu não me imagino falando: “mãe, posso assistir o Investigador de Monstros Gigantes Campeão da Justiça?” Até eu terminar de falar tudo isso, e minha mãe liberar, o episódio estaria na metade.rs Japion era exibido na TV Manchete, aliás, era essa a emissora que eu mais gostava na minha infância, já que nela passavam todas as séries que eu simplesmente adorava!

Jaspion e Anri

Jaspion e Anri

Juntamente com Anri, Jaspion tem a missão de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica e destruir o império do mal de Satan Goss. Os dois monitoram o espaço, e num belo dia, enquanto estavam monitorando a Terra, uma luz dourada é vista por Jaspion, e ela é o motivo pelo qual Jaspion vem ao nosso planeta. Começa assim a busca pelas 5 crianças irradiadas pela luz dourada. E é assim que Jaspion começa. Muitas batalhas e personagens interessantes virão, assim como monstros bizarros. Mas nada que estrague, afinal, são monstros alienígenas do mal. 😄 Uma bizarrice de tradução que eu achei a “peor” foi bebê Tazan, em japonês, ter virado “Tarzan Galático” no Brasil!!

Eu me lembro de praticamente todos os personagens. Mas o que mais me marcou foi o Namaguederaz. Como esquecer daquela criatura que mais parecia um cachorro gigante e lembrava muito o cachorro voador (Fuchur) de “A História sem Fim”. Não tem como esquecer o Koko gritando pelo Namaguederaz! Outro monstro que parece ter saído de outra história é o Satan Goss. Primeiro ele lembra o Darth Vader e depois, quando ele se torna o Poderoso Satan Goss, fica muito esquisito! Já vi gente dizendo por aí que ele se parece com o Cthulhu!

Daileon

E, para encerrar, convoco à todos para gritar comigo: “Gigante Guerreiro, Daileon”

6 Respostas

  1. Nossa eu adorava Jaspion!!!

    Saudades da minha infância!!!

  2. Era no Jaspion que tinha uma episódio com um monstro chamado Paregonta?

  3. quase uma “Enciclopaedia Jaspienina”

  4. Huahuaha Jesuis…rs
    Eu amo isso!!!!!!!!! quero os DVD..rsz..ta na minha lista, junto com changeman…rs
    Nossa falando em Daileon….o meu chefe do trampo chama Deleon…huahauha..será que os pais deles curtiam o seriado japa? haauahauhauhaa

  5. Galera!!!

    Jaspion foi sensacional, mesmo tendo sido gravado a decadas atras foi tao bem pensado que é muito melhor do que muitos desenhos da atualidade, que apesar de contarem com toda a tecnologia de nossa época nao tem conteúdo nenhum!
    É isso ae galera, para todos os fans de jaspion um grande abraço.

Deixe um comentário

