• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    novembro 2009
    D S T Q Q S S
    « out   dez »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  

Crítica: Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão

PhotobucketDois cineastas pernambucanos são conhecidos por comédias de sucesso recente: Guel Arraes e João Falcão. Enquanto Arraes opta pelo tom escrachado e exagerado, que apesar de emular fórmulas televisivas (nicho natal do diretor) consegue levar multidões às salas de cinema e tem muitos méritos, Falcão segue por caminhos um pouco mais difíceis. Esqueça o fenômeno da Internet “O Destino de Miguel”. Fica Comigo Esta Noite (Brasil, 2006) é semelhante ao filme anterior de João, A Máquina. O humor é apenas sutil, o sorriso aberto é uma constante durante quase todo o filme, porém gargalhadas são bem raras. Também está presente uma temática recorrente na obra de Falcão: o fantástico.

Edu (Vladimir Brichta) é um escritor de gibis amador e cantor de uma banda recém apresentada ao sucesso. Uma das brincadeiras sem graça de Edu é se fingir de morto; inclusive como uma maneira de fugir dos momentos mais sérios, uma forma de escape. Acontece que durante um desentendimento com a esposa Laura (Alinne Moraes) por causa das constantes viagens a trabalho (a vida de um rockstar…), Edu acaba realmente morrendo. No outro plano, conhece um fantasma que habita sua casa e tenta encontrar uma forma de se comunicar com esposa que se quedou no mundo dos encarnados.
A grande sacada do roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e Tatiana Maciel é a forma despojada com que um tema já socado, pisado e amassado como a experiência pós-morte é tratado. Os clichês do gênero, como o fantasma tentando aprender a se comunicar com os vivos ou o desencarnado que fica preso a fatos terrenos, marcam presença. Porém, o fato não é percebido pela platéia, que consegue atravessar esses problemas sem maiores acidentes.
As situações de crise vividas pelo casal protagonista também servem para criar uma relação de companheirismo com o público, que se sente representado na película. Uma das brigas de Edu e Laura pode trazer à mente muitas lembranças.PhotobucketContribui para que o filme funcione o bom desempenho de quase todo o elenco; com exceção de Alinne Moraes, bonita mas fraca como sempre. Vladimir Brichta e o cantor Zéu Brito já batem ponto nos filmes de Falcão, mas o melhor ator do filme é Gustavo Falcão, que interpreta o Fantasma do Coração de Pedra (antes de rir da alcunha, o fantasma foi batizado por Edu quando criança e utilizado no seu gibi principal), cujo personagem como bem observou meu colega Daniel Valença tem clara inspiração no Capitão Jack de Johnny Depp, na trilogia Piratas do Caribe. Outro ponto forte do filme é a boa trilha sonora de Robertinho do Recife, repetindo a dose de A Máquina.
Fica Comigo Esta Noite é um bom passatempo nos moldes de uma Sessão da Tarde. Filme despretensioso e engraçado sem forçar demais, cheio de referencias ao mundo cult/pop, e que agradará boa parte do público que procura algo mais além e diverso das simples piadas manjadas ou de cunho puramente escatológico.

Notas (numa escala de 0 a 5):

Imagem: 2.5

Som: 2.5

Geral: 3

*Imagens: Meu Cinema Brasileiro

**Trailer:

Photobucket

3 Respostas

  1. oi flyfish eu andei vendo uns videos seus no youtube e fiquei muito interessado em ver seu site, então entrei aqui para ver, e percebi que voce é um bom redator. A pouco tempo eu começei um blog com meus amigos so que não vai muita gente nele etc, nós precisavamos de uma dicas, e outras coisas eu ficaria muito honrado se voce podesse por favor dar uma olhada no blog e comentar pelo meu email: tinosralla@hotmail.com ou pelo do blog tibruplaygames@hotmail.com o endereço do blog é tibruplaygames.blogspot.com por favor pesso mtoo mesmo a sua oportuniadade de ver e se gostar pode divulga??
    agradeciosamente Tiago Ferreira

  2. Só um comentário, Tiago. A pessoa que fez essa postagem não sou eu. Quem postou foi o Fábio! Nosso crítico “convidado especial” de cinema! Hehe

    Eu te mandarei um email em breve… E não deixe de continuar visitando o Gaveteiro.

    Abraços.

  3. obrigado pela atençao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: