• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    novembro 2009
    D S T Q Q S S
    « out   dez »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  

Desenterrando Tranqueiras: Esquadrão Relâmpago Changeman

Fala pessoas! Vivi na área, invandindo a coluna dos outros. E, novamente, venho aqui desenterrar um tokusatsu.

Esquadrão Relâmpago Changeman, que chamaremos apenas de Changeman a partir de agora, juntamente com Jaspion fez parte da minha infância Manchetesca. Voltava da escola no fim da tarde e corria para a tv todo dia para poder assistir. Era completamente viciada. E o fato de, na abertura, os Changeman estarem armados, não me incomodava e nem à cesnsura. Se fosse hoje, Changeman teria outra abertura, com certeza. Imagina se o pessoal ia deixar os caras armados com granadas, metralhadoras e tal, aparecendo na abertura de um programa para crianças.

A história deles é a seguinte: cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre e ganham poderes de animais lendários. E assim eles se tornam Change Dragon (vermelho), Change Pegasus (azul), Change Griphon (negro), Change Mermaid (branca) e Change Fênix (rosa). Claro que não poderiam ficar de fora o Robô gigante e os vilões bizarros, seguidores de Gôzma. Os episódios são sempre em torno disso, vilões querendo tomar o planeta, mocinhos defendendo.

Falando um pouco dos vilões, em Changeman, cada um vinha de um planeta diferente e lutava ao lado de Gôzma por um motivo diferente. Tem até aqueles que no decorrer da série, passam para o lado dos mocinhos, largando a vilania de vez.

Depois de Changeman, muitos tokusatsus seguiram a mesma linha. 5 integrantes, caracterizados por cor, robôs gigantes para lutar com os monstros gigantes. O que muda sempre é a maneira como os monstros deixam de ser “normais” para se tornarem gigantes. Em Changeman, os monstros precisavam da ajuda de Gyodai. Ele tinha o poder de reconstituir os monstros destruídos pela Power Bazooka e ainda os fazia crescer. Gyodai não tinha falas, ele só sabia repetir seu próprio nome.

Algumas curiosidades sobre Changeman: Change Mermaid, foi a única mulher a vestir branco. Em todos os tokusatsus, a mulheres sempre vestem rosa e/ou amarelo. Gyodai foi o primeiro “aumentador” de monstros e foram os primeiros a utilizar uma arma de fogo para destruir monstros (Power Bazooka).

Anúncios

13 Respostas

  1. Eu adorava Changeman e Flashman (apesar que me confundia sempre qual era qual).

    Engraçado as poses que eles faziam. Cada coisa ridícula! Hahaha… Coisa que foi satirizada depois por Dragon Ball Z, com o Great Sayaman.

    Olha um exemplo aqui!

  2. Eitaaa, eu adorava esse desenho quando era pequena. Quer dizer, adorava todos os dessa leva. Eu era justamente a Mermaid, sabia até os movimentos que ela fazia para se tranformar =P

  3. eu não peguei a epoca changeman direito os outros não assisti pq minha mãe não deixava ¬¬

    lembro que o que eu assistia era black kamen raider Rx se não me engano e win espector e não lembro bem mas gostava de machine man

  4. O Kamen Raider RX e Winspector é uma geração mais nova de toqsidjauhs (esse troço japonês aí!)… Até os efeitos especiais (e as roupas) já eram mais bem trabalhados.

    Mas de todos, o que eu mais gostava era o Cybercops. Muito fod*… Até assisti recentemente alguns episódios por nostalgia.

  5. Eu vi tantos desses troços que nem sei mais qual era changeman, mas lembro bem de Black Kamen Raider, era f*da… Bons tempos… Depois a Globo entrou na onda e começou a importar essas paradas também. Lembro que quando eu era da primeira série passava um no horário que hoje é de Malhação, eram dois heróis com roupas parecidas com a do Jaspion.

  6. PQP! Agora que vi a abertura tudo veio a tona! essa parte do robô se montando não dá pra esquecer… e o carnha com a metralhadora era tipo o chefe né?

  7. Changeman era loko mesmo, outro dia estamos comentando no trampo sobre os tosqnatuia (esse troço japonês ai) x2 rsrsrs, mas quase ninguem lembrava mais. O pessoal pegou mais Kamen mesmo.

    E o tal do Lion Man chegou a passar por aqui? pois já vi muita gente comentar sobre ele e eu nao lembro de assistir.

  8. @Fábio: Sim, era o sargento Ibuki

    @Burns: Não lembro se Lion Man chegou a passar por aqui.

  9. Lion Man Passou aqui sim. O cenário era o Japão medieval, se não me falha a memória. Lembro que era muito pesado – por isso, não era dos meus favoritos. Me marcou até hoje a cena de uma tortura que estouravam os tímpanos de um cara colocando ele dentro de um sino gigante. Na época ele me parecia aterrorizante, mas vi as fotos um tempo atrás e ri horrores, por que é uma cara com uma cabeça de leão de pelúcia.

    =*

  10. Nossa assistia todos esse na rede manchete
    Infancia boa

  11. Primeiramente, bom dia, realmente, lembrar de Changeman, é relembrar o passado, reviver épocas áureas, na qual infância, era infância. Nos tempos, em que, terminava-se de assistir e corria para a rua gritando “eu sou o Change Dragon”, “eu sou o Change Pégasus”, hoje é outros quinhentos. Querida Vivi, seu comentário referente a Changeman ser o precursor do gênero sentai, só procede se estiver se retratando há quem chegou primeiro no Brasil, pois o sentai que passou na Record (não me lembro à época) Goggle V, data-se de 1982… Mas isto é outro caso… Sr. Fábio Nazaré, a série em questão, trata-se do famigerado VR Truppers, uma versão tosca, americanizada, do gênero metal heroes (jaspion, jiban, metalder…), aquilo não pode ser comparado com tokusatsu de forma alguma. No mais, obrigado pelo espaço, e parabéns pela matéria.

  12. Eu dei uma pesquisada nesse VR Troopers no google… Nossa, eu lembro vagamento disso… Eu tinha uns bonecos. rs

    Eles usavam armaduras de tokusatus já existentes (meio o que aconteceu com Power Rangers também).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: