• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    dezembro 2009
    D S T Q Q S S
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

Manual de Sobrevivência – Lombo ao Molho de Nozes

Fala pessoas! Completando a nossa ceia de natal, hoje temos o prato principal! E, quer coisa mais tradicional no natal do que peru? Tradicional só se for na casa dos outros, porque na minha não é! rs Aqui ninguém gosta de peru e a única vez que tentamos fazer, SOBROU quase todo. Portanto, não darei receita de peru, mesmo porque, para fazer é só seguir as instruções da embalagem, não tem segredo. Como aqui em casa sempre fazemos carne de porco no natal, vou ensinar uma receita fácil e gostosa, lombo ao molho de nozes. E o que é melhor, feito no microondas para facilitar as nossas vidas.

Ingredientes e Utensílios

Para o lombo:

– 1 1/2 kg de lombo de porco

– 1 1/2 colher (sopa) de sal

– pimenta-do-reino branca à gosto

– 2 colheres (sopa) de azeite

– 1 cebola ralada

– 2 dentes de alho amassados

– shoyu para pincelar

– recipiente para temperar

– papel manteiga

– refratário que possa ir ao microondas

Para o Molho:

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 1 colher (sopa) de farinha de trigo

– 1/2 xícara (chá) de caldo de carne

– 1/2 xícara (chá) de creme de leite

– 2 colheres (sopa) de salsinha picada

– 1/2 xícara (chá) de nozes picadas

– refratário que possa ir ao microondas

Modo de preparo:

Lombo:

Tempere o lombo com o sal, a pimenta, o azeite, a cebola e o alho. Deixe marinando por no mínimo 12 horas. Retire do tempero, coloque no refratário untado com o azeite e pincele com o shoyu.
Cubra com papel manteiga e leve ao microondas por 45 minutos na potência média. Vire-o na metade do tempo e pincele com o shoyu novamente. Retire do microondas, envolva em papel alumínio e deixe descansar por 20 minutos.

Molho:

Coloque a manteiga no refratário e leve ao microondas por 30 segundos na potência alta. Junte a farinha mexendo bem. Adicione o caldo de carne e volte ao microondas por 2 a 3 minutos na potência alta, mexendo a cada minuto. Junte o creme de leite, a salsinha e as nozes.
Sirva sobre o lombo ou numa vasilha à parte.

Obs.: para fazer o caldo de carne, você vai precisar de uma panela funda, água, uma peneira fina (de preferência de metal), meia cebola, 1 talo de salsão, meia cenoura (tudo picado) e 150g de carne em pedaços (pode ser cortada do mesmo tamanho que você usa para fazer strogonoff). Aqueça a panela com um pouco de azeite (suficiente para cobrir o fundo), coloque a carne e frite levemente, adicone o restante dos legumes e, assim que estiver dourado, coloque água até cobrir todos os ingredientes, deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 1h. Espere esfriar para usar. Caso não use todo o caldo na receita, você pode congelar e ir usando de acordo com a necessidade. Não se esqueça, NÃO coloque sal.

FELIZ NATAL!

4 Respostas

  1. Po vivi, nunca pensei em usar o microndas pra fazer carne, e essa receita parece ser sensacional…tem alguma variante pra ser feito no forno?

  2. Parce gostoso.

    essa receita para 1/2kg de lombo serve quantas pessoas ?

  3. Passando o horário de almoço… Eu sem comer nada desde a hora que acordei… De repente me pego lendo uma receita espetacular como essa…
    Quem que aguenta? I need food, please… Huahua…
    Está de Parabéns Vivi… Ótima dica para a Ceia…
    Bom galera, eu vou ficando por aqui… Desejo a todos os leitores e a toda equipe Gavetástica um Feliz Natal, repleto de alegrias…

  4. @Ferdinando: Tem sim! A receita é a mesma, só muda que tem que ficar por aproximadamente 40min no forno convencional.

    @Tarta: A receita do jeito que está rende umas 15 porções. Então, 1/2Kg rende aproximadamente 5 porções. Dependendo da fome, serve 2 a 3 pessoas…rs

    @by Loko: Obrigada!

    Novamente desejo uma Feliz Natal à todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: