• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    dezembro 2009
    D S T Q Q S S
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

Gavetech – Redes sem fio

Ola gaveteiros! Primeiramente, um feliz ano novo para todos vocês. Fleikcor na área novamente! Em segundo lugar, devido a contratempos pessoais, hoje falarei sobre redes sem fio ou apenas rede wireless para os mais chegados.

O que vocês precisam saber é que as Redes sem fio ou WLAN’s são baseadas em um padrão chamado de IEEE 802.11, criado em 1999, dentro desse padrão temos alguns mais utilizados no dia a dia que são:

802.11b: Opera em uma frequencia de 2,4GHz e alcança uma velocidade de ate 11Mbps. Dificilmente utilizada hoje em dia por ser “antigo”, mas ainda pode ser encontrado pontos de acesso com esse tipo de protocolo.

802.11g: Também opera em 2,4 GHz porém consegue alcançar uma velocidade maior que 54/108mbps. É o mais comum hoje em dia, sendo utilizado em larga escala devido ao baixo custo dos hardwares com suporte a esse protocolo (Roteadores, placas de rede sem fio PCI).

802.11n: O que há de melhor atualmente em protocolo de comunicação sem fio. O padrão N consegue alcançar uma taxa de 300/600mbps nominal e opera nas frequências de 2,4GHz e 5GHz. A sua capacidade de transmitir fluxos simultâneos faz com que sua área de alcance seja o dobro. Tem um preço elevado em relação ao 802.11g, porém muito mais desempenho.

As maiores vantagens, além de compartilhar arquivos, é o compartilhamento da internet. Com as redes sem fio, surgiram os hotspots – pontos de acesso gratuitos a internet, geralmente distribuídos em locais estratégicos de uma cidade ou estabelecimento.

Apesar da maravilhosa praticidade que as redes wireless oferecem, elas sofrem de um problema chamado segurança. Um roteador mal configurado ou o uso de criptografias fáceis de quebrar é o que torna o uso dessas redes perigosas para empresas de grande porte.

Para isso foram criados tipos de criptografias.  Elas impedem (ou não) que intrusos entrem na sua rede pessoal, podendo pegar arquivos ou apenas ultilizar a internet que você paga.

WEP: O mais antigo de todos e o mais fácil de burlar. Minha recomendação é que vocês fujam desse tipo de criptografia.

WPA (Wi-fi protected Acess): Veio a substituir o WEP, pode não ser encontrado em aparelhos mais antigos 802.11b, utiliza TKIP¹ o que garante mais segurança, trocando a chave de segurança a cada envio de pacote na rede.

Porém ainda pode ser burlado com força bruta.

WPA2: O que há de melhor em segurança sem fio, utiliza AES² para melhor segurança sendo atualmente “impossivel” de ser quebrado.

Lembrando que, independente de qual criptografia você usa, é importante uma boa senha. Eu recomendo de 24-63 dígitos mesclando letras, números e símbolos. Numa tentativa de quebra em força bruta demoraria horas até alguém alcançar a senha.

Uma outra coisa simples, mas que ajuda bastante, é ocultar SSID Broadcast no próprio roteador (ele tem que ter suporte a essa função) isso fará que o nome da sua rede fique oculto dificultando muito o trabalho de alguns crackers.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que essas dicas ajudem na hora de comprar aquele roteador ou notebook com placa de rede sem fio. Fiquem atento aos protocolos e ao tipo de criptografias que eles dão suporte, beleza?

Abraços e um feliz ano novo!

¹ O TKIP é um algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudança de chaves, que garante mais segurança.

² O AES (Advanced Encryption Standard) é um protocolo muito seguro e eficiente, mas possui a desvantagem de exigir bastante processamento. Seu uso é recomendável para quem deseja alto grau de segurança, mas pode prejudicar o desempenho de equipamentos de redes não tão sofisticados (geralmente utilizados no ambiente doméstico). Também pode haver problema de compatibilidade com placas antigas devido à falta de suporte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: