• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  

Manual de Sobreviência: Bolo Formigueiro

Olá, pessoas! Para os desavisados de plantão, não vamos fazer bolo de terra e nem vamos utilizar formigas na receita… XD Deixando as gracinhas de lado, essa receita foi um pedido do Tarta e, graças ao caderno de receitas da minha mãe, consegui encontrar o bolo formigueiro mais gostoso que eu já comi. E não é só porque é receita da minha mãe que tô falando isso…rs


Ingredientes e utensílios:
– 4 colheres de sopa de margarina sem sal
– 2 xícaras de chá de açúcar
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 xícara de chá de leite
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 pacote de 100 gramas de coco ralado
– 1 pacote de chocolate granulado
– 1 assadeira retangular média
– Batedeira

Modo de preparo

Comece separando as gemas das claras.  Primeiramente você deverá bater a manteiga, junto com as gemas e o açúcar, até que fique um creme amarelo claro quase branco. Depois, continue batendo e vá adicionando o leite e a farinha, aos poucos e de maneira alternada. Agora, é o momento de bater as claras em neve. Primeiramente, lave as pás da batedeira. Depois, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Para saber se está bom, veja se ao tirar as pás da batedeira de dentro da vasilha, as claras formam picos firmes, sem desmanchar. Assim que as claras estiverem prontas, junte-as à mistura do bolo, agora mexendo delicadamente com uma colher. Depois de agregadas as claras, junte o coco ralado e o chocolate granulado, mexa novamente e adicione o fermento em pó. Despeja o bolo em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque em forno pré-aquecido a 180°. A partir daqui o, o procedimento é o mesmo dos demais bolos. Depois de uns 20 a 25 min, verifique se o bolo já está assado, espetando o centro com um palito. Caso o palito saia limpo, quer dizer que já está bom. Não é legal ficar abrindo o forno várias vezes durante o cozimento para saber se o bolo já está bom. Uma boa maneira para saber se ele já está no ponto ou próximo disso, é sentindo o cheiro que vem do forno. Não tem erro, quando vocês sentirem cheiro de bolo, já sabem que podem abrir o forno para verificar.

11 Respostas

  1. “Essa foi a pedidos”. Como já dizia meu professor de Matemática do CEFET ao corrigir um exercicio maravilhoso de função.

    Obrigado Vivi. Vou experimentar no fim de semana.

  2. Esse eu aprovo \o

    Vivi depois aprende a receita de um bolo típico Pernambucano e passa pra galera aqui…Bolo de Rolo!

  3. Bolo de rolo é pernambucano? Não sabia…

  4. @Rapha: Eu já tentei fazer bolo de rolo, não deu mto certo, acho que foi pq faltou o papel manteiga…rs Não prometo essa receita p/ já pq tenho q fazer direitinho primeiro XD

  5. Fábio

    É sim cara, e eu e uma amiga daqui temos uma campanha Bolo de Rolo não é Rocambole…

  6. Eita, três recifenses na campanha, então!!! =)

    São coisas totalmente distintas. O bolo de rolo legítimo, finíssimo, é uma arte.

  7. Fábio, eu juro que não fui eu, rs. E veja bem, o bolo de rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco. =**

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolo_de_rolo

  8. hahahah, ainda espero a britanica ou a barsa, 😛

  9. @Fábio: Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, o bolo de rolo, é, de fato, originário de Pernambuco. Taí o link gigante. Infelizmente, a enciclopédia Barsa não dispõe dessa informação. 😦
    http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=12011&date=currentDate

  10. Sempre quis saber como que faz bolo formigueiro ;D

    Ahh, Vivi manda a receita de bolo de rolo também, como boa pernambucana, eu amooo! rsrsrs
    Minha tia avó fazia um q era uma delícia, mas é bem complicadinho de fazer mesmo :/

  11. nem precisa ser Pernambucano. Bolo de Rolo ou Rocambole é o que há

Deixe um comentário

