• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  

Manual de Sobreviência: 10 coisas que você precisa ter na sua cozinha

Olá, pessoas! Hoje quem faz a lista sou eu! Não vai ser um “Top 10” porque cada um tem a sua devida importância. Será uma lista mesmo, com utensílios que, na minha opinião, facilitam demais a vida de quem cozinha. Muitos dos itens vocês devem ter em casa, inclusive. Vamos à ela!

Fouet (Fuê): Esse é um dos meus utensílios favoritos. Serve para fazer bolo, omelete, bater claras em neve, mexer cremes, tempurá, mousse e mais um monte de coisa onde você precise misturar de maneira uniforme. O fouet pode substituir a batedeira em muitos casos, colaborando na economia de energia elétrica!

Panelas/Assadeiras Antiaderentes: Não é a minha favorita, mas admito que é realmente muito útil. Por não permitir que os alimentos grudem em sua superfície, evita aborrecimentos, principalmente na hora de lavar! XD

Jarra medidora: Dispensa apresentações, afinal, muitas receitas não ficam legais se os ingredientes não forem medidos corretamente.

Colheres de medida: Assim como a jarra, são praticamente indispensáveis.

Refratários: Eu gosto de refratários, principalmente os de vidro. Podem ser utilizados no forno convencional, no forno microondas e pode ir ao congelador. E, para os mais estabanados, cuidado na hora de lavar.

Colher de madeira: Mais conhecida também por “colher de pau”. Muitos dizem que as colheres de pau estão ultrapassadas e que o melhor são as espátulas de silicone, mas eu ainda as prefiro. Não gosto de colheres de metal raspando no fundo da panela; além de estragá-la, o som é desagradável.

Espremedor de alho: Não sei vocês, mas eu não gosto de picar alho!

Espremedor de cítricos manual: Pode parecer estranho, mas um espremedor de cítricos manual é muit útil quando você está sozinho e quer preparar pouco suco. Ou quando você precisa espremer limões para alguma receita. E, de novo, temos o quesito economia de energia elétrica como ponto a favor.

Tesoura para cozinha: Para quem não sabe, existe uma tesoura específica para cozinha. E a utilidade não está só em cortar as embalagens dos alimentos. Ela também serve para desossar aves, cortar alguns vegetais e para tudo o mais que você imaginar ser possível fazer.

Peneiras: Aqui em casa tenho em 2 tamanhos. Pequena e grande. Engana-se quem pense que as peneiras só servem para coar chá ou farinha. Aqui em casa, muitas vezes, a peneira faz o papel de escorredor de alimentos. Muito útil quando se tem pequenas porções ou então, quando seu escorredor de arroz é um fiasco.

Fogão, geladeira, liquidificador e forno de microondas eu não coloquei na lista, pois são pré-requisitos para cozinhar…rs Claro que temos muito mais coisas interessantes para se ter em uma cozinha. Eu fiz essa lista baseada nas coisas que tenho em casa e na minha experiência. Poderia ter colocado outras coisas que acho importantes, como, por exemplo, hashis grandes para fazer fritura. Mas acho que nem todo mundo gosta de usar hashis…XD

7 Respostas

  1. Eita matéria sobre utensilios. Como se conzinha isso ?

    Brincadeira 🙂

  2. é isso ae Vivi ensine tudo que uma fêmea deve saber rsrrsrs
    brincadeira ;D

  3. @Anderson: Na vdd, esse manual é voltado para os “machos”… =P

  4. kkkkk É isso ae Vivi, tem q apresentar esses ogrinhos às coisas da cozinha =p

  5. Outra coisa que eu também acho importante é o “pegador”…
    Não sei se tem outro nome, na maioria das vezes é usado para pegar salada… Mas também pode ser usado para manusear alimentos quentes como batatas cozidas, por exemplo…
    Valeu as dicas Vivi…

  6. O fod… é que as imagens não estão na sequencia do texto. Tava lendo achando que a tesoura de cozinha eram aquelas colheres de medidas, ahuiahiuahiuahia

    BRINCADEIRA (3)

  7. @by Loko: De fato, o pegador de alimentos é importante. Muito útil também, mas existem vários tipos. Desde um específico para massas, até um para usar na churrasqueira…XD

    @Tarta: Foi proposital… P/ ver o o nível de conhecimento de vcs… =P

Deixe um comentário

