• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  

Gavetech: Fontes de Computador

Olá Gaveteiros hoje iremos falar sobre Fontes para computadores! Sim, fontes de alimentação! Se tem uma coisa que eu digo com toda a certeza é que um bom computador começa por uma boa fonte, e é nela que devemos investir aquele dinheiro extra quando formos montar nossos queridos computadores.

Primeiramente, para que serve uma fonte?

Uma fonte tem como objetivo receber AC (corrente alternada) e transforma-la em DC (Corrente Contínua) assim fornecendo a tensão correta para os dispositivos do computador.

Existe um Padrão?

Sim, as fontes atuais são fabricadas no padrão ATX, lançado em 1995 pela INTEL. Com ele foi estabelecido um parâmetro para as placas-mãe e fontes.

Esse modelo conta com diversas melhorias em relação ao antigo padrão AT, como por exemplo:

– Mudança do conector de 12 pinos (AT) para 20/24 + 4pinos (auxiliar) com travas evitando assim a inversão do cabo e possível queima da placa mãe e outros componentes.

– Desligamento por software (soft ON/ soft OFF) permitindo que seu sistema operacional desligue o computador sem você ter que apertar nenhum botão.

Alem disso toda fonte ATX possui 5 rails “linhas” de tensão são essas respectivamente:

+5 V, – 5 V, +12 V, -12V e 3,3 V cada uma dessas “linhas” alimenta partes especificas da placa mãe e somadas representam a potencia final da fonte em Watts.

Ainda podemos classificar as fontes a venda no mercado em 2 tipos: Real e Nominal (Genérica)

As fontes nominais ou genéricas são aquelas que não possuem a potência que afirmam possuir, tem como características básicas acabamento simples, pouco peso devido aos componentes internos serem de baixa qualidade e apresentar baixa eficiência elétrica. Algo em torno de 60%.

Seu preço varia de 40 a 60 reais tem marcação em torno de 400-500W quando na verdade fornece uma potencia real de 200-250W.

É a típica fonte que vem junto com o gabinete, e se limita a agüenta um sistema de hardware simples. Ainda assim não recomendo o uso dessas fontes devido a variação de tensão das rail’s que pode comprometer a fonte e todo o hardware.

Fonte Nominal Coletek 450W (Use somente em caso de emergência)

Já as fontes reais, além de possuir a potência em watts que afirmam, tem melhores componentes e acabamento, e um sistema de ventilação mais arrojado. Podem ser modulares (cabos removíveis) e conter uma eficiência elétrica de 80% a 90% em carga máxima.

Isso significa que de 100% da energia utilizada pela fonte 90% é aproveitada resultando em uma conta de luz com menor valor ao final do mês. Seu preço varia de acordo com sua potencia e fabricante. Podendo ir de R$ 150 (350-430W) a R$ 1400 (1000W-1250W).

Enermaxx Galaxy Evo 1250w (modular) – Uma das melhores fontes reais do mundo.

Levando em conta que sempre existem fabricantes espertinhos que rotulam suas fontes como “reais”, mas que acabam tendo desempenho muito abaixo disso.

Marcas que se pode confiar: Corsair, Akasa, Thermaltake, Enermaxx, Huntkey e OCZ. Existem outras, mas essas são as melhores do mercado atualmente.

Bom, por hoje é isso pessoal, se você deseja estabilidade, temperaturas mais baixas e uma conta de luz menos salgada, fique atento e verifique sua fonte de alimentação atual. Sua troca pode resolver inúmeros problemas.

Ate a próxima!

2 Respostas

  1. Pode crer Man otimo artigo. Fonte é super importante mesmo, inclusive dar prioridade a ela antes de qualquer compoenente. Pq se comprar uma fonte ruim vai se arriscar a queimar algum componente do seu computador.

  2. Maravilhoso esse artigo pois meu professor pediu uma pesquisa sobre fontes.E aqui pude tirar minhas duvidas e aprender bastante.O texto esta bem claro.Agora nao vou deixar de acessar.Obrigada.Parabens!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: