• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  

Os Caça-Fantasmas, de Ivan Reitman

PhotobucketWho ya gonna call? A década de 1980 é uma febre! Só quem vive no meio do mato, longe da civilização, ainda não presenciou o revival nos últimos dez anos que desenterrou tudo o que tenha sido produzido em termos de cultura pop na “década perdida”, por mais brega que seja. Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters/EUA/1984) é um filme que povoa as recordações da infância oitentista de muito marmanjo, e com justiça. Indo além da sessão-nostalgia, o primeiro grande sucesso do diretor Ivan Reitman, apesar dos efeitos visuais datados, é divertido e ainda conserva o humor simples e eficiente.

Três pesquisadores de fenômenos parapsicológicos da Columbia University, Dr. Peter Venkman (Bill Murray), Dr. Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Dr. Egon Spengler (Harold Ramis), são expulsos pelo reitor do departamento de psicologia por suspeita de charlatanismo, e com razão. O trio decide então abrir um negócio próprio, uma empresa de investigação e eliminação de fenômenos sobrenaturais. Com o aumento do número de clientes que solicitam os serviços dos Caça-Fantasmas – ávidos por ter suas assombrações exterminadas – o trio vira um quarteto, com a contratação de Winston Zeddmore (Ernie Hudson). Assim, o famoso grupo está completo. Apesar desse argumento infantil, o roteiro de Aykroyd e Ramis, carregado de piadas legais e não apelativas, engrena e garante diversão.
PhotobucketAlém do humor, o sucesso do filme está calcado em alguns elementos a mais. A química entre os atores é clara; particularmente, os Caça-Fantasmas se assemelha bastante a uma cria para os cinemas do humorístico Saturday Night Live, onde tanto Bill Murray quanto Dan Aykroyd surgiram na década de 1970. Também fazem parte do elenco Sigourney Weaver e Rick Moranis, que atualmente se encontra afastado da vida artística. O quesito nostalgia, entretanto, é imbatível. Quem não se lembra do feixe de prótons, do receptáculo, das manifestações ectoplasmáticas, do ECTO-1 e sua sirene inconfundível, e é claro, da musiquinha frenética de Ray Parker Jr.? Não tem como a mistura de humor, engenhocas legais e fantasmas dar errado…
O filme ainda teve uma seqüência, bem fraca por sinal, em 1989; e três spin-offs animados, dois desenhos no final da década de 80 e um reboot na década de 90.Photobucket Atualmente considera-se uma segunda continuação, a qual tem o seu roteiro sendo lapidado já há bastante tempo. Tenho sempre um pé atrás com esse tipo de sequência, a impressão que se tem é que vem mais um caça-níquel por aí, como houve com o quarto filme da série Indiana Jones. De qualquer forma, parece que Bill Murray está envolvido com o projeto, e ultimamente ele tem escolhido bem os filmes dos quais participa, então acho que Os Caça-fantasmas 3 merece uma chance.
Nada como reviver um dos bons momentos da infância vendo novamente Os Caça-fantasmas, dessa vez entendendo as piadas e adorando o final hiper-nonsense protagonizado pelo Mr. Stay Puft. Selo Gaveteiro de Diversão!

Notas (numa escala de 0 a 5):

Imagem: 3.5

Som: 3.5

Geral: 3.5

*Imagens: Flixster

**Trailer:

Photobucket

9 Respostas

  1. Mais uma boa analise Fábio vlw.

    No entanto fiquei intrigado quando vc enquandrou o quarto filme do Indiana Jones como mais um filme caça niqueis.

    Não sei se é uma opnião pessoal sua ou algo que realmente é considerado pela galera que entende de cinema.

    Na minha opnião o Indy 4 é um filme bem legal, confesso que exitei na hora de assistir, mas até que achei um filme bem legal, que até conseguiu fazer juz aos outros filmes da série.

    Eu mesmo considero como sequencia de filmes caças niqueis os filmes como Amercan Pie, Jogos Mortais, Rocky, entre outros. Que poderiam ser lembrados como grandes obras do cinema se não se extendessem por 6 ou 7 sequencias, quase que levando os titulos da serie de um bom filme a um fracasso.

  2. Eu não considero o Indiana Jones 4 caça-níqueis.

    Mas para mim é outro filme, não Indiana Jones. Imagino que é o mesmo sentimento que muitos fãs tem (eu não tenho) em relação a trilogia nova de Star wars.

    No Gavestática 18, a Vi acabou cortando umas coisas que falamos sobre o Indy 4 porque tava fugindo muito do assunto, mas eu ainda tinha comentado várias coisas que eu achei muito forçadas… Não engoli aqueles exageros do filme. Na edição falamos das formigas e da geladeira a prova de explosões nucleares, mas eu ainda tinha falado que o que mais me incomodou foram os macacos… AH, os malditos MACACOS! Em alguns momentos essas coisas chegavam a deixar o filme bobo… Isso acabou expulsando minha mente de toda a mitologia de Indiana Jones que eu conhecia. Mas o filme fez relativo sucesso, o que me desagrada… Provavelmente, se tiver um quinto, vai ser no mesm estilo desse último. E talvez eu nem vá ver. =/

    Enfim, acabei não falando nada de Caça-Fantasmas hauhauha… Bem, lembro pouco. Nunca mais passou nenhuma reprise na TV para dar uma revigorada na memória… E fiquei com muita vontade de rever depois de assistir Zumbilândia. rs

  3. @Tarta: então velho, é mais uma opnião pessoal mesmo. Indy 4 tem uns dos melhores primeiros 15 min de toda a série, mas depois a coisa desanda. Sei que Spielberg, Lucas e afins tentaram fazer uma homenagem aos filmes B dos anos 50 e tal, mas pra mim não colou…

    @Fly: Pow, eu refi um dia desses, muito bom! A trilha recheada de teclados escrotos é o melhor!

  4. @Fly: Pow cara a parte do macaco é realmente bizarra, pior que os macacos é o muleque dando uma de TARZAN, e claro o cliche de no começo do filme terem citado que ele era bom de esgrima no colégio, só pra rolar aquela luta com a Vilã, mas até que de resto pra min tudo ok. Afinal do que vale um filme de Ficção sem suas devidas mentiras.

    O que até me deixa indignado, quando por exemplo. Eu to assistindo o filme do Hulk e minha namorada chega e diz: ” Eita que mentiiiiira, ele arrancou o pedaço do tanque”. GRRRRRRR, 10, 9, 8, amor isso é um filme de ficção baseado num gibi. Da um tempo.

    Tb não falei nada sobre os Caças Fantasmas, mas a analise já disse tudo.

  5. Eita saudades. Ainda cheguei a assistir esse ultimo desenho na tv a cabo mas nem se compara

  6. Esse último eu cheguei a ver tb, mas achei meio bleh…

    Cara, me lembrei dos bonecos do desenho antigo agora… Eu sempre quis ter todos eles, mas só encontrava os monstros nas lojas hahaha…

    Eu tinha um esqueleto e meu irmão tinha o geléia. xD

    Era legal que os bonecos faziam caretas (olhos saltando, boca abrindo, essas coisas) quando você apertava as pernas. Hehehe

    Putz, essa críica daqui a pouco vai se transformar num desenterrando tranqueiras. Hehehe

  7. Assisti os Caça-Fantasmas 1 e 2 um dia desses, e sinceramente não gostei, e olha que eu adorava os filmes, os desenhos e tudo que dizia respeito a série. Tudo ficou datado e sem graça, fiquei triste.

    O contrário aconteceu com a trilogia ” De volta para o futuro”, me arrepiei como na primeira vez que assisti, mas rezo pra que não role um BTTF 4, depois de Indiana Jones 4 traumatizei.

  8. @madinha: madinha, BTTF 4 não mesmo hehe!

Deixe um comentário

