• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  

Gavetech: Microsoft Surface e a Tecnologia Touch

A criação do mouse, durante algumas décadas, foi uma verdadeira revolução relacionada à interação entre usuário e máquina na informática. Hoje, ao que parece, todos querem afastar o pobre rato do PC de qualquer jeito! Em 2007, a Microsoft apresentou o tal Surface (em português, “superfície”), aparentando ser uma espécie de computador em forma de mesa, o qual seria totalmente operado por simples toques dos dedos.

Cenas do filme Minority Report

Você já se deparou com aquela frustração no cinema? Vou ser mais específico, em De Volta para o Futuro II, por exemplo, Martin vai para o ano de 2015 e encontra a sua cidade ultra avançada, com carros voadores e hologramas por todos os lados! Pois bem, em 2002 assisti ao Minority Report, aquele com Tom Cruise, filme futurista – ano 2054 –  em que os personagens utilizavam computadores parecidos com vidraças, onde empurravam vários dados  na tela com as mãos. Naquela época, a tecnologia touch ainda não tava muito bem difundida e tudo aquilo me parecia surreal, apenas mais uma dessas frustrações da ficção científica. Acontece que com o andar da carroagem nesses primeiros anos do século XXI, podemos dizer que em 2054 esse “computador-vidraça” não só vai ser possível, como já vai estar ultrapassado… Seria a vez da realidade frustrar hollywood?

Voltando ao Microsoft Surface, a “mesinha” já vem sendo usada em hotéis e restaurantes, além de diversos outros empreendimentos. Não se limitando ao reconhecimento de toques humanos, a máquina também detecta objetos respousados em sua superfície (essa palavra promete ser bem mais utilizada daqui pra frente). Então, utilizando o exemplo do restaurante, enquanto aguarda a refeição principal, você pode colocar a sua taça de vinho em cima da mesa e ter detalhes sobre a origem daquela bebida, ou ainda consultar o cardápio virtual e conferir qual é o prato do dia. Enjoou? Então por que não joga algum game enquanto espera? Mas antes de ir embora, não esqueça de pagar a conta. Bem simples: apenas coloque o seu cartão de crédito sobre a mesa e um menu aparecerá em sua frente com as opções de pagamento.

Mas não pensem que o Microsoft Surface está restrito aos comes e bebes. É um novo computador em uma outra forma. Então se você quer compartilhar fotos de uma maneira fácil, esqueça a velha entrada usb. Apenas coloque sua câmera digital em cima da mesa e peça para seu amigo fazer o mesmo. Fotos irão se espalhar pela tela, arraste-as com os dedos para perto de qualquer equipamento compatível e pronto! As coisas nunca foram tão simples! Um idoso que nunca mexeu em um computador convencional poderá utilizar o Surface sem maiores problemas. Aqui é que entra a outra palavra do momento: Acessibilidade.

Esse vídeo mostra melhor como a coisa vai funcionar:

Então, agora que você está sonhando, vem a martelada na testa. Quanto que custa a mesinha?? A “micro-superfície”  poderá ser sua pela bagatela de 12.500,00 dólares, já que ainda não existe no Brasil. Mas não criemos pânico… Como toda tecnologia nova, temos que esperar o fogo baixar e analisar melhor a situação. Fiquem de olho!

Photobucket

3 Respostas

  1. kkk terminou a tempo

  2. a microsoft dando mais um golpe de mestre

  3. o surface é lindo, principalmente pra jogar rpg =p

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: