• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    março 2010
    D S T Q Q S S
    « fev   abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

Gavestúdio – Guitarra: Um Instrumento e suas variantes

Assim como foi prometido no piloto do Gavestúdio, quem está acompanhando nossas postagens também pode contar com algumas dicas sobre equipamentos, e isso inclui Guitarras. Este post é para você que está pensando em entrar neste mundo guitarrístico, e, para os que já são músicos, essa é a oportunidade de conhecer mais um pouco deste instrumento.

Primeiramente, como todos devem saber, existem alguns modelos de guitarras diferentes e, além das cores e aparência, há outras características que também distinguem um modelo de outro. Com essa variação de aspéctos, pode-se conseguir vários tipos de sons, timbres, pegada, dentre outros.

Vamos começar falando sobre o modelo que para mim é o mais clássico, não foi o primeiro criado, mas com certeza é um dos mais conhecidos. Só frisando que falo de modelos de guitarra em corpo sólido, os primeiros intrumentos, mesmo sendo amplificados, não tinham um corpo maciço e comparando com os dias atuais, seria o que chamamos de guitarras semi-acústicas, que são “ocas”, mas não tem aquela abertura no centro, típico dos Violões (Acoustic Guitar). Normalmente, as semi acústicas têm aberturas em “F” mas não apressemos as coisas, vamos falar delas mais a frente.

Como ia dizendo, um dos modelos mais clássicos para mim é a famosa Stratocaster, conhecida pela abreviação Strato.

Stratocaster

O nome do criador deste modelo se chama Léo Fender, e daí veio o nome da marca, que é uma das mais famosas e conceituadas, a Fender. Conhecida pela qualidade na construção de seus instrumentos.

Como vemos na foto, o braço da guitarra tem escala clara. Geralmente o tipo de madeira com essa tonalidade é o Maple, quando você vê alguma guitarra com a escala escura, provavelmente a madeira usada é Rosewood. Além da estética, alguns guitarristas mais meticulosos dizem que o tipo de madeira da escala da guitarra influencia no timbre.

Provavelmente você não sinta diferença, a não ser que o tipo de madeira que estamos nos referindo seja o da contrução do corpo do instrumento, este sim influencia e MUITO. Exitem “N” espécies de madeiras que podem ser usados na fabricação de guitarras: Jacarandá, Maple, Ash, Baswood, e o famoso e tão difamado Compensado, que é um tipo de baixo custo, mais leve e que tem um timbre não tão bom. As guitarras mais baratas são feitas com este material. Esse é só um dos muitos fatores que vão resultar no timbre final do instrumento.

Dentre os usuários de guitarras modelo Stratocaster, podemos citar nomes como: Jimmy Hendrix, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e Dave Murray.

Ela soa muito bem com clássics rocks, Blues, Funk (funk de verdade e não batidão) e vários outros estilos. Esse modelo é um dos mais versáteis, vide nos exemplos que dei o nome do Dave Murray – guitarrista do Iron Maiden – ele já usa alguns captadores modificados para que o som da guitarra fique mais agressivo e chegue num resultado de timbre mais metaleiro.

Continuando no clássico, há a Les Paul. Dentre as grandes marcas, essa é a mais bem conceituada no mercado, muito conhecida pelo seu timbre. Os melhores acabamentos nesse modelo, com certeza são das guitarras Gibson.

Les Paul

A Les Paul tem características diferentes da Strato, possui o som mais cheio, mais encorpado, devido aos chamados Humbucker (captadores de bobina dupla).

É também uma guitarra versátil. Músicos dos mais variados estilos usam este tipo de modelo, tais como: Jimmy Page, Zakk FUCK Wylde e Slash.

As Les Paul têm outra característica que distiguem o modelo. Normalmente o braço do intrumento é colado ao corpo, ou até mesmo inteiriço, diferentemente da Strato que tem o braço parafusado. Outra peculiaridade são as pontes, que na Strato tem a a conhecida como TREMOLO, e as Les Pauls são Pontes Fixas, dando assim um maior Sustain ao instrumento.

Outro modelo de guitarra é a Telecaster

Telecaster

Este tipo também apresenta um som bastante característico, um pouco mais “chorado”, mais magrinho, que dá todo charme ao timbre. Normalmente usados captadores com uma bobina igual nas Stratos, chamados de Single Coil, mas lembrando que isto não é regra para nenhum modelo de guitarra, quem sabe de suas necessidades é o guitarrista, e ele configura seu instrumento como quiser, então não é estranho se ver Strato ou Telecaster com Humbucker, e até Les Paul de Singles.  Os captadores dessa guitarra são um pouco diferentes, conhecidos como P90, mas isso fica para outra hora. Músicos que normalmente usam Telecaster: John Five, Keith Richards e Albert Collins.

Outro modelo que podemos citar são as Semi-acústicas, quem também apresentam um som bastante cheio e encorpado, muito ultilizada no Jazz, Blues, e Rocks mais sessentista. É um pouco mais difícil de tocar uma coisa mais “pesada” nas semis, por conta do seu corpo ser “oco” e ter aberturas em “f”, quando colocado efeitos com mais ganho, elas apresentam microfonia, e o som fica meio que desagradável de se ouvir. Normalmente elas possuem Humbucker, braço colado e ponte Fixa.

Semi-acústica. Na foto dá para perceber as aberturas em “f” que eu tanto falei.

Guitarristas que usam/usaram Semi-Acústicas:  Freddie King, BB King, George Harrison.

Existem vários outros exemplos de tipos de guitarras com seus timbres característicos, mas com certeza não dá para falar de todos aqui. Para facilitar, colquei esta última imagem que ilustra bem o nome e os modelos de várias outros modelos.

Tenham uma ótima semana e aproveitem o post como pesquisa para que possam conhecer melhor seus instrumentos, deixando de ser um mero repetidor de notas e entendendo bem as caracteristicas de som, tocabilidade, conforto e estética de seu isntrumento.

Abraço a TODOS!

7 Respostas

  1. Eu sempre quis ter uma semi-acústica… Principalmente porque nem sempre tenho saco de ter que plugar o instrumento num amplificador. Mas na época que fui atrás de uma delas, achei meio caras

    É por isso que até hoje eu não troco meu violão por uma guitarra convencional.

    Pô, achei bem interessante essa última foto. Eu só conhecia os nomes das Strato, Les Paul e as V’s… Hehehe

    Abraços

  2. o que mais tem são nomes, otimo post rapha,
    comlementando: além do modelo do corpo e da madeira usada existem varias combianações com o os captadores e os pedais que será responável pelo timbre e qualidade do som, mas isso é assuntopara outra hora

  3. Aprecio estes posts um pouco mais técnicos… umapergunta, o Mark Knopfler usa que tipo de guitarra?

  4. Fábio

    Mark Knopfler no início do Dire Straits e na clássica Sultans Of Swings, ultilizava bastante Strato, essa música foi gravada com uma Fender Stratocaster. Depois ele foi cada vez mais aderindo a Lespaul, tenho alguns shows recentes dele e ele está cada vez mais Les Paulzeiro…Mas também não esquecemos de uma das guitarras mais fodas que existe e ele a ultiliza. Não consegui lembrar a marca mas a guitarra é essa…

    E só outro detalhe sobre o Knopfler…ele não usa palheta…o timbre dele é demais por causa disso, ele só usa os dedos…tem uma puta dinamica.

    Flyfish

    Momento inveja…rsrs consegui este ano comprar minha semi acústica…hahahah

  5. ele também usou a schecter estratorcaster e telecaster durante muito tempo

  6. Les Paulzeiro? Não ficou bem isso, hehe…

  7. huihiuahiuhaiu ser LEs Paulzeiro pega mal mesmo.

    Parabens pelo post, gostei muito hehehe.

    Inclusive voltei a tocar violão essa semana quando comprei um violão de presente pra minha esposa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: