• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    março 2010
    D S T Q Q S S
    « fev   abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

Realidade Virtual: Desbravando Esportes Virtualmente


Não é novidade perceber como o esporte está ligado aos videogames e ao dia-a-dia de quem joga ou já jogou pelo menos um game na vida. O primeiro que se tem notícia foi criado em meados dos anos 70 por Nolan Bushnell e Ted Dabney da Atari, e tinha por definição simular uma partida de tênis (ou tênis de mesa) para o jogador. Apesar da ausência total das regras do esporte, o Pong, como ficou conhecido, já nascia sob o conceito de simular algo que já “existia”. Tratava justamente de um jogo real entre dois tenistas virtuais.


Não custa nada lembrar que o Pong não passava de dois retângulos posicionados um em cada canto da tela, onde se conduzia um pequeno quadrado no lugar de uma bola, justamente porque formas arredondadas eram mais difíceis de se reproduzir na época. O objetivo era evitar que a bola quadrada saísse do seu campo de visão, ou seja ultrapassasse as extremidades da tela fazendo assim com que o jogador perdesse. E então o que me levou a falar justamente sobre esse assunto tão manjado?! É simples. Fiz uma reflexão sobre quanto o game pode ser cultura, informação e mais um pouco. E o que diachos eu quero dizer com isso?

Por exemplo… Você já ouviu falar em Hockey?! Não?! Pois é, muitos poderão dizer que estamos do lado errado do trópico para falar sobre esse assunto. Se você pelo menos sabe o que significa, tenho certeza absoluta que não foi por meio da televisão, das revistas ou jornais. Provavelmente, você sabe o que é Hockey pelo contato com os videogames, e porque não, com os filmes também. É exatamente disso que eu estou falando. Você provavelmente nunca parou pra pensar que determinados assuntos você só tomou conhecimento por causa dessa mídia. Vamos esquecer um pouco as recentes olimpíadas de inverno que me inspiraram a escrever esse texto. Antes disso o que você sabia sobre o assunto??

Os meios de comunicação comumente destacam um ou outro aspecto, são os vícios e mais vícios de matérias que podem ser observadas em esportes, política ou mesmo saúde. É muito comum ouvirmos falar sobre futebol, suas regras, impedimento, gol disso e daquilo outro. Mesmo quem não gosta sabe pelo menos qual a importância e o impacto desse esporte para a nossa nação. E outros esportes também não são? Não existe ninguém praticando e ganhando medalhas? É aí que entra o potencial dos videogames e dos filmes também. Apresentar ao público em geral o que mídia de massa não faz. Seja pela região ou por quaisquer outras questões que venham à mente e que busque justificar a ausência de determinada informação nesses meios.

Foi assim comigo. Hoje em dia eu sou apaixonado pelo hockey justamente por causa dos videogames. Tudo começou com o jogo NHL 94 para Mega Drive da EA Sports. comprei, joguei, aprendi as regras e surgiu o interesse em buscar a origem do jogo entre outras coisas. Sem contar a influência dos filmes da Disney. D1, D2 e D3 – Os Super Patos. Isso mesmo, aqueles filmes que faziam referência a um time real da liga nacional americana e canadense (NHL) e que passavam inúmeras vezes na Globo dos anos 90. Foi nesse período da minha infância que cheguei a reunir alguns amigos, que também conheceram o esporte do mesmo jeito, e tivemos a brilhante idéia de praticá-lo. Reunimos a “moda” da época que era andar de patins (muito difundida no bairro) e acrescentamos algumas vassouras, rodos e um pequeno disco de brinquedo (exatamente agora não me recordo bem de qual “brinquedo maior” ele tinha saído), e praticávamos uma espécie de futebol sobre rodas.

Para finalizar, desconsiderando o fato de que em um passado distante apenas um canal de esportes a cabo tinha o direito de transmissão da NHL, no Brasil, pelo o que se pode notar, o hockey sempre foi um assunto ligado a videogames e filmes, e esse é o entendimento da maioria dos brasileiros sobre o assunto. E, bem, não vou dizer quantos praticantes e quantas modalidades existe no Brasil. Apenas saiba que os nascidos entre a década de 80 e 90 e que praticam hoje em dia, foram influenciados por um videogame ou por algum filme no estilo Super Patos.

E, para você, que sempre pensou que os games eram apenas entreterimento dos mais bestas e sem qualquer consequência, comece a observar com outros olhos. E ao jornalismo esportivo… Reservo aqui uma especial crítica à supervalorização do futebol, principalmente na televisão, em detrimentos de esportes que crescem rapidamente no país e nunca são noticiados.

P.S.: Obrigado Record pela transmissão das olimpíadas de inverno.

Links interessantes:

Pong 1972

Filmes da Disney D1,D2e D3 – Os Super Patos

NHL

Mega Drive NHL 94 (site super interessante)

5 Respostas

  1. Poxa, Miltinho. Parabéns pelo texto, rapaz. Gostei de saber que vc tá nesse negócio de blogs. É muito bom para exercitar a escrita. Vc me surpreendeu, pequeno pulha anti-ribonucleical!

    Um abraço!

  2. Bom texto. Vi Ducks inúmeras vezes na sessão da tarde, mas hoje os filmes parecem meio idiotas hehehe. Não nos esqueçamos dos campeonatos que tinham por aí, de CS a Winning Eleven, onde tinha disputa até em sala de cinema…

  3. Gostei bastante do texto tb, Miltinho! Assisti os filmes tb, na época achei bem legais até!

    @Fábio: Teve campeonato de videogames aqui na minha cidade no fds e as partidas de futebol foram no cinema! Achei que era uma novidade daqui!😄

  4. pena que essa influencia pode ser usada para o lado negativo tbm, como por exemplo os jogos de guerras usados para influenciar jovens a se alistarem nas forças armadas, pelo menos aqui no RJ o comercial era como se fosse um jogo, sem falar no governo americano

  5. Anderson acho que vc se refere ao America’s Army norte-americano neh?! Tbm acho um absurdo. Nem tudo são flores realmente!!
    Quem tiver mais curiosidade procura por Americas Army no google e vai entender a lavagem que eles fazem.

    Raninho valeu pelo coment, tô precisando mesmo escrever. Meu texto ainda está um pouco truncado🙂

    vlws vey…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: