• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    maio 2010
    D S T Q Q S S
    « abr   jun »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  

Análise: Sherlock Holmes

O Sherlock Holmes, do Guy Ritchie, foi bom ou não? Elementar, minhas caras traças… Deem o play e confiram!

Ficha Básica
Direção:
Guy Ritchie
Ano: 2010
Gênero: Ação/ Policial
Duração: 128 minutos
Censura: 14 anos

———
– Todas
as cenas do filme são marca registrada de seus proprietários.

12 Respostas

  1. Também não sou fã de Sherlock Holmes – apesar de gostar muito de livros policiais, mas sou mais Agatha Christie – li alguns livros só e pelo que me lembro o Watson era meio pacifista, acho que é como você falou mesmo Diego o diretor quis puxar pro lado da ação e descaracterizou um pouco os personagens. Mas no geral achei q ficou interessante o filme =)

  2. Boa Flyfish…
    Acho que é isso mesmo que você falou, o filme tem que ser assistido como se não soubessemos que o personagem principal é o SH, já que aparentemente esse nome só foi usado para atrair público.
    Não existe semelhança com os livros de Doyle, nem no que diz respeito aos personagens , nem com relação a forma narrativa.
    Nessas bases fica um filme “Temperatura Maxima”, divertido para um domingo à tarde.

    Abraços

    • É… Sei disso, mas mesmo assim, eu achei difícil separar o nome do filme… Por mais que eu tentasse me desligar do personagem, eu sempre ficava esperando alguma referência ao clássico.

      A propósito… A frase “elementar, meu caro Watson” é dita no filme? Meu irmão disse que sim, mas eu não reparei. o.O’

      O chato de fazerem essas coisas é que agora vai demorar mais uns bons anos até surgir um Sherlock Holmes de verdade no cinema.

      • Ele não fala esse frase no filme não…e acho que nos livros também não tem . Acredito que ela ficou famosa devido aos filmes sobre Holmes dos anos 50.
        Bjoca :*

  3. bom, esse filme deveria se chamar Sherlock sparow ASUASUASUASUA.

  4. Gostei da análise, não me deu vontade suficiente p/ ver o filme agora, mas que sabe mais p/ frente.
    Realmente não imagino SH num filme tão “aventura” assim. Mas isso que vc falou é vdd, os traillers não enganaram. Sempre deixaram claro que ia ser um filme desse tipo.

    • concordo plenamente, alias até o cartas ja mostrava isso…
      na minha opiniao q é bem parecida com a do fly, o filme é uma adaptaçao porem usando todos os recursos q sao atuais, eu acho até q o diretor queria fazer um piratas do caribe, porem, fez uma adaptaçao para colocar tudo q iria pro piratas do caribe.

      mas pelo menos, esse filme teve aquele “toque” de aventura q deixa muito a espera( ficou até um pouco pareciido com o novo king kong), mas a tematica do filme nao era bem a de aventura, e deixa claro q o diretor queria um filme com um aventureiro, nem tanto um detetive.

  5. Caras! Vocês estão MALUCOS?! Como assim descaracterizou o personagem?! Essa foi a adaptação mais fiel do Sherlock Holmes feita até hoje! Apesar de puxar um pouco pra ação, sempre foi dito que o personagem era um exímio boxeador e esgrimista, descrito como um especialista em lutar com a bengala e ele mesmo falou em uma história que sabia artes marciais japonesas (que, aliás, usou para derrotar o Professor Moriarty)!

    Outra: Holmes era um bohêmio, excêntrico, com hábitos alimentares e métodos de organização totalmente bizarros. E, diga-se de passagem, também era viciado em cocaína e morfina, que eram consideradas legais na época da publicação das histórias.

    E, posso estar errado agora, mas pelo que eu me lembro a frase “Elementar, meu caro Watson” nunca, NUNCA existiu nos livros! Praticamente tudo que se tem como verdade hoje em dia sobre o personagem saiu dos mais de 100 filmes feitos sobre ele ao longo da história…

  6. Ahh, os fanboys! =D

    Hahahaha

    Isso da frase a Madinha falou, mais acima até. Bem… Mas nos livros o Sherlock Holmes imita o Jack Sparrow? xD

    Um filme que eu gostei do Sherlock Holmes foi aquele do livro do Jô Soares, o Xangô de Baker Street! =D

    • O Sherlock Holmes não imita o Jack Sparrow. O Jack Sparrow que imita o Sherlock Holmes. >=)

      Mas falando sério, sinceramente eu não sentí essa imitação. Eu achei que o Robert Dolney Jr. fez o personagem de um ótimo jeito e bem fiel aos livros. Quer dizer, mas fiel do que qualquer outro filme até hoje.

      Quanto ao Xangô, AQUELE cara não era o Sherlock como deveria ser. Passional e viciado em maconha, qual é… Até o vício dele em ópio e cocaína nos livros são controlados e ele não deixa afetar seu trabalho, e olha que são drogas muito mais pesadas.

      • Ah, mas o Xangô é uma sátira (até onde eu sei pelo menos)… Eu gostei, mas acredito que aquilo é uma zuação e não deve levar a sério. Afinal, o Watson pega a Pomba-Gira no filme! Hahaha

        E quanto ao personagem nesse filme novo, sei lá. Ele simplesmente não me convenceu. Por mais que tu tinha citado que o cara tenha conhecimentos em esgrima, artes marciais e tal, no filme isso não encaixou pra mim. Primeiro que, a quem assiste aos filmes, não é obrigado saber dos livros, e segundo que mesmo assim, ele bate igual ao Batman! xD

        • Eu sei que o Xangô de Baker Street é uma sátira. Eu só comentei sobre esse filme porque você usou ele como comparação.

          Sobre a segunda parte, beleza que tu não é obrigado a saber como é o personagem original, mas quando é assim, você não pode reclamar de que ele não é como você imaginava, né. Reclamar que uma adaptação É FIEL à obra original simplesmente não faz sentido!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: