• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    junho 2010
    D S T Q Q S S
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  

Realidade Virtual: A Ciência dos Videogames

A ciência atualmente anda de mãos dadas com os games. Hoje em dia é bastante comum encontrar matérias na internet sobre estudos que investigam os efeitos dos jogos eletrônicos, seja de maneira positiva ou negativa. Normalmente os aspectos negativos estão relacionados ao vício, ou seja, a ocupação do tempo de maneira exagerada em frente a um jogo. A boa notícia é que os aspectos positivos parecem ser bem maiores para quem tem ou já teve alguma experiência com eles.

Uma pesquisa recente e que abordou os videogames, encabeçada pela psicóloga Jayne Gackenbach do Canadá, identificou que os jogadores de videogames possuem uma capacidade incomum de controlar os acontecimentos em seus sonhos. A investigação concluiu que o estímulo desse controle de “realidade” pode auxiliar no tratamento de traumas psicológicos, como os vistos em pacientes com distúrbios pós-traumáticos relacionados à violência, medo, insegurança etc.

A pesquisadora aponta que os jogadores de videogame possuem mais habilidades em participar ativamente de seus sonhos. Isso já deve ter acontecido com você. Sabe quando percebe que está sonhando e toma as decisões de maneira consciente? Pois essa foi a lucidez investigada. Os gamers, de acordo com a pesquisadora, têm menos pesadelos do que as outras pessoas. E quando os têm, eles são capazes de reverter a situação ameaçadora e se transformam em uma ameaça maior para o evento proposto. Curioso não?

Para Gackenbach, os jogadores conseguem alterar a realidade nos sonhos, se virando e lutando contra os seus medos. É como dizia aquele pivetinho budista que entortava as colheres no filme Matrix –“Não é a colher que entorta, e sim você!”, WTF? Mas é exatamente isso. Em determinados sonhos você já deve ter atuado igual ao Neo em Matrix, com uma confiança tão grande e inabalável que mudou a realidade e todos ao seu redor para vencer os limites. Coitado mesmo é do Fred Krueger nesse tipo de história.

A pesquisa acaba não revelando quais jogos são responsáveis por desencadear a consciência estilo Matrix, durante o sono. E aí está um dos erros mais freqüentes entre os pesquisadores científicos, tratar todos os jogadores de videogames como iguais, desconsiderando as diferenças existentes em cada jogo, seus valores e emoções. Acredito que jogadores de Pac-Man não devam estar incluídos nesse resultado, justamente por se tratar de um jogo casual e sem muita ligação com o mundo real. Talvez se você for um viciado em pac-man desencandeie um sentimento reverso durante o sono, como o medo e fuga ocasionado pela perseguição constante de fantasminhas. Percebe agora a contradição no estudo?

Nem todos os estudos científicos devem ser considerados verdades absolutas, principalmente quando os resultados são iniciais. Se você é um gamer segue um incentivo para contribuir com a ciência:

“O grupo de pesquisa Comunidades Virtuais vinculado ao Programa de Pós-graduação do departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia – Campus I,  está realizando uma pesquisa que tem como objetivo investigar as possibilidades de aprendizagem que emergem na interação com os games.

Pedimos a sua colaboração e reiteramos a importância da sua participação nesta pesquisa. Os dados são confidenciais e não serão revelados. Os dados pessoais são solicitados apenas para verificar a autenticidade da entrevista.

A entrevista está baseada em aprendizagem relacionada a interação do  gamer com jogos digitais.  .

Para responder clique no link

https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dHlyM3d2YjJKZTBWT3RWUlhoMkhyeVE6MQ

Obrigado por suas contribuições

Dr. Luiz Murakami ”

Curiosidades sobre o sono

É consenso de todos nos dias de hoje a importância de uma noite bem dormida e principalmente quando estamos no momento REM (rapid Eye Moviment), estágio esse onde temos as experiências mais vívidas. Segue abaixo um texto interessante que eu separei da internet e que fala exatamente sobre isso. Go and take the red pill Neo…

http://www.misteriosantigos.com/sonhos.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: