• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    julho 2010
    D S T Q Q S S
    « jun   ago »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031

Gavestúdio – O Bom e Velho Rock’n Roll – 50 Anos de Rock

“O Rock está por ai há muitos anos, mas antes ele era chamado de Rhythm and Blues” – Elvis presley

PhotobucketAproveitando o dia do rock, que aconteceu no último dia 13 de Julho, nada mais justo e óbvio do que falar sobre o assunto. É interessante destacar que o rock foi muito mais do que um gênero musical. Tornou-se num movimento social e que com o passar do tempo, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Foi responsável por mudanças significativas ao redor do mundo. O rock and roll surgiu nos subúrbios dos EUA, no final dos anos 40 e inicio dos anos 50, que nada mais era do que uma mistura de negros e brancos, uma mistura de gêneros musicas: o R&B (Rhythm and Blues), musica Gospel, Country e western.


Anos 50 – 60 O surgimento

Há muita discussão sobre quem criou o estilo e quem gravou a primeira música de rock, alguns dizem ter sido Elvis em seu primeiro single, outros dizem ter sido o Rocket 88 ou Bill Haley. Nessa época o termo rock ainda não estava consolidado, então muitas das músicas tinham características de R&B ou country o que dificultava a classificação. Além desses artistas citados, Chuck Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Gene Vincent foram outros nomes que se destacaram nessa época dentro do mesmo estilo. No inicio dos anos 60 surgiu o Motown ( uma gravadora, a qual merece ainda um gavestúdio exclusivo) que ajudou muito a popularizar ainda mais o estilo. Para se ter uma noção,  entre 1961 e 1971, havia 110 músicas da gravadora na listas das 10 mais tocadas, e artistas como Stevie Wonder, Marvin Gaye, The Supremes, The Four Tops e The Jackson 5, todos esses gravaram na Motown e os cinco foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame.

Photobucket

Anos 60 – 70: A era Dourada

Agora é a vez dos ingleses darem sua contribuição. Inspirados pelo rock americano os ingleses começaram a fazer seu próprio estilo de rock, e foi na Inglaterra que o aconteceu a grande cena do rock, já que lá não dividiam música de negros e musica de brancos (mesmo sendo a mesma) o que gerou um terreno muito mais fértil para o rock crescer. Com um degrau mais solido, a década de 60 foi a mais influente para as posteriores no rock nessa década surgiram varias bandas inclusive os quatro garotos de Liverpool, The Beatles, que revolucionaram o estilo, além de bandas como The Kinks, The Who, The Doors e The Pretty Things surgidas na mesma década. Começou também a surgirem vários estilos de rock como: folk rock, rock psicodélico, glam rock, rock progressivo e o rock de garagem e que deram origem a artistas como Pink Floyd, Rush, David Bowie e muitos outros. Nessa década o rock virou Rock.

Anos 70 – 80: o surgimento do Rock Moderno

As décadas de 70 e 80 foram as onde mais apareceram artistas (e não só no rock): Led Zeppelin, Kiss, AC/DC, Deep Purple, Queen, Alice Cooper, Judas Priest, Aerosmith, Black Sabbath e Scorpions surgiram nessa época. O rock agora toma proporções mundiais, como por exemplo, o Scorpions que é uma banda alemã e  a australiana AC/DC. Esse período foi onde surgiu o Rock “pesado”por assim dizer: Hard Rock, Heavy Metal e bandas como Van Halen, Iron Maiden, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax. Durante a década de 80, apareceu o Punk Rock com bandas como Ramones, The Clash e Sex Pistol, o New Wave com bandas como Duran Duran, The Police e The Pretenders e também o Pós-Punk que é meio que uma mistura dos dois gêneros que trouxeram bandas como The Cure, The Smiths, Echo & the Bunnymen e U2, que depois trocaram para o Pop Rock. Aqui no Brasil, esses últimos influenciaram bandas como Legião Urbana e Titãs. E sem falar no Alternativo e no Glam Metal que também surgiram aqui.

Photobucket

90-2000 A continuação

Na década de 90 surgiu outra infinidade de estilos de Rock, como o Grunge que tem como representantes, bandas como Nirvana, Alice in Chains, Silverchair e outras. O Nu Metal com Korn, Limp Bizkit e Deftones. O Metalcore, com Avenged Sevenfold, Bullet fom My Valentine e Killswitch Engage. A década de 90 se destaca pelas fusões ocorridas nos estilos musicais que acabaram se torando em  novos estilos, como por exemplo, o Nu Metal que introduz elementos de musica eletrônica e hip hop ao rock.

A década de 2000, comparada às outras, foi uma década muito fraca, o domínio da música Pop e do Hip Hop sufocaram um pouco o cenário rock. As poucas novidades de estilos pertencem ao Indie Rock, com bandas como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e She Wants Revenge, interessante destacar que o Indie Rock de 2000 é diferente do de 90, onde nesse ultimo se referia a bandas independentes. Além do indie tem também o Emocore. Outras bandas que ajudaram o Rock na década de 2000 foram o The Strokes, The Vines e White Stripes que deram um gás no rock no inicio da década.

3 Respostas

  1. Eu sou daqueles com a opinião que o rock morreu. Ou sendo otimista, está esperando a eutanásia. Não que não possamos aproveitar todos os bons momentos e grandes bandas do passado, mas achar rock de verdade hoje em dia é meio difícil…. Ainda mais que muito do rock está no estado de espírito. A partir do momento que as bandas olham somente o aspécto comercial, o rock vai perdendo a qualidade…

    Curti o texto.

    • Morto, não diferente, cada geração de rock é diferente o som sofre mutação e uma das características do rock sempre foi a de mistura , visto como surgiu, os estilos surgidos surgidos no anos 2000 tem uma tendência a uma mistura com o eletronico, eo rock passou influenciar muito outros estilos, como por exemplo se você escutar Daft Punk ou David Guetta em algumas músicas vc ouve claramente a influencia do rock, e na musica pop em geral também há. o problema é que aki no Brasil o cenario rock e muito fraco comparado à Europa e EUA e Australia onde o rock ainda faz um sucesso absurdo, o Metalcore é um estilo que vem crescendo assustadoramente, aki o gosto músical quase que é formado pela falta de opção musical ou falta de divulgação maior do que existe no resrto do mundo

  2. Update http://veja.abril.com.br/especiais/rock/index.html#
    linha do tempo com os altos e baixos do rock

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: