• Categorias

  • Arquivos

  • Agenda

    agosto 2010
    D S T Q Q S S
    « jul   set »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  

Gavestúdio: Música Pop de qualidade

Photobucket

Música Pop de qualidade

Fala aí galera que acompanha o Gavestúdio! Hoje o assunto é música pop, discriminada por uns e amada por muitos. Mas o que ela vem a ser? Bom, na verdade, não é um estilo musical propriamente dito, e muito menos um estilo único. A música pop evolui de acordo com o tempo, por exemplo, nos anos 50 e 60 a R&B era a música pop. Dos anos 60 até os 70, o rock ganhou seu lugar. Pop é na verdade uma abreviatura para popular (meio óbvio, não?) e basicamente música pop é aquela que agrada a maioria e gera grandes lucros.


Porém, hoje falarei do cenário pop atual e desmentirei um dos dogmas propagado nos anos 90. Quem não se lembra das Boy Bands como Backstreet Boys, Five e N´Sync? Naquela época, muitos pseudo-musicos afirmavam (e afirmam até hoje) que a música pop é ruim pela extrema simplicidade e pela estrutura repetitiva. Bom, isso não deixa de ter um certo fundamento, porém, a música pop é mais do que isso. Separei alguns artistas pop que fazem música de qualidade, mesmo que eles utilizem as estruturas que eu citei no Gavestúdio anterior.

Photobucket

Maroon 5

http://www.podomatic.com/mymedia/get_media?item_id=3220947&dl=1

O som do Maroon 5 é legal e interessante, autores dos sucessos “Harder to Breathe”, “This Love”, “Makes Me Wonder”,”If I Never See Your Face Again” (com a participação da cantora Rihanna) e a saturante “She Will Be Loved”, algumas musicas chegaram a virar temas de novelas aqui no Brasil. O Som mistura o pop Rock com a musica pop negra , pode se notar uma influência clara de funk, apesar da primeira impressão ser que as músicas são “simples”, elas poderiam não funcionar se os músicos não fossem bons, pois existem muitos detalhes fundamentais que poderiam passar despercebidos por muitos. A banda irá lançar um novo album em novembro deste ano.

——————————————————————————————————–

Photobucket

Jason Mraz

http://www.podomatic.com/mymedia/get_media?item_id=3221012&dl=1

Todos já devem tá cansados de ouvir sua música I’m Yours, sem duvida, uma das músicas mais executadas de 2009. Porém, engana-se quem acha que Jason Mraz é só “I’m yours”. Na minha opinião ele é um dos melhores artistas da atualidade, consegue reunir elementos de Folk, Rap/hip hop, jazz, country e rock em suas músicas e isso sem perder a originalidade. Além disso, aborda diversos temas interessantes em suas músicas.

——————————————————————————————————–

Photobucket

Katy Perry

http://www.podomatic.com/mymedia/get_media?item_id=3226678&dl=1

Katheryn Elizabeth Hudson é seu verdadeiro nome, filha de pastores evangélicos, desde pequena introduzida ao mundo da música, chegou a gravar um álbum gospel e um clipe com o P.O.D., porém resolveu não seguir por este lado. Com um som que mistura rock, dance e eletrônico, junto a um vocal de primeira, Katy Parry emplacou com o lançamento da música “I kissed a girl” (que eu acho um grande paradoxo) e “Hot N’ Cold”. Atualmente ela lançou o primeiro single do novo álbum California Gurls”, do álbum Teenage Dream, a música conta com a participação do rapper Snoop Dogg, e, diga-se de passagem, está uma doçura no clipe.

——————————————————————————————————–

Photobucket

Lily Allen

http://www.podomatic.com/mymedia/get_media?item_id=3226724&dl=1

Outra que está fazendo bonito, musicalmente, na cena pop é a frenética Lily Allen, com uma mistura de ska, música eletrônica e rítmos dos anos 60, unidos a um vocal único, que soa muito “debochado” quando canta. Tem conquistado cada vez mais espaço, aqui no Brasil duas novelas já incluíram suas músicas em suas trilha sonora, “The Fear” e “22”

Existem outros aristas da música pop que fazem música de qualidade como Beyoncé, Mariah Carey, que “reformaram” a música negra, além do Iron Maidem e U2 que são as bandas de rock mais pop que existem, porém isso fica pra próxima. Outro ponto interessante a ressaltar é como cada vez mais artistas atuais estão usando elementos da música antiga (como as dos anos 60, 70 e 80) e incorporando técnicas novas em seus trabalhos, criando um estilo bem característico.

Anúncios

5 Respostas

  1. Ou seja, o pop brasileiro é, na verdade, o Axé! rs

    Cara, sabe que eu só fui saber quem era Katy Perry semana passada? E foi através dessa notícia aqui: http://migre.me/13dyL

    Mas enfim, gostei das indicações… Eu mesmo era meio preconceituoso em relação à música pop, mas hoje tenho uma mente mais aberta… Consigo apreciar música Hans Zimmer, Guns n’ Roses e até Back Eyed Peas, cada um com suas propostas musicais.

  2. Com certeza a musica pop ainda tem alguns bons representantes ,alguns meio que malucos como a katy Perry, mas tudo bem….

    Acho que o aspecto fundamental da musica pop é a mistura de gêneros criando alguns ritmos interessantes, que passam bem longe da “mesmice” de outros ritmos.

  3. Grunge rock comanda 😄

    Bring back Nirvana…

  4. O Jason Mraz é muito bom, mas ainda fico no Blind Guardian, velhinho. E você tem que escrever sobre eles! Beijão e aparece ali na uff pra gente jogar um Rock Band!

    • Blind Guardian, Rhapsody of Fire e Angra!!,quem sabe não sai um Gavestúdio sobre eles?

      Obs: acho que o Uilame vai querer sobre o Blood Avenger! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: